10 dicas para economizar combustível!

shutterstock_89954158

Você sabe o que fazer para diminuir o consumo de combustível do seu carro? Alguns hábitos simples podem fazer toda a diferença no final do mês. Confira algumas dicas que a ALE preparou para você cuidar do seu carro e economizar no combustível.
1) Acelerar e frear bruscamente são alguns dos piores inimigos da economia de combustível. Evite picos de velocidade, o ideal é conduzir com suavidade. Acelere gradativamente, o motor responderá com eficiência sem consumir exageradamente. Frear com calma, em algumas situações, possibilita o condutor aproveitar a inércia do veículo para retomar a velocidade, outro ponto a favor da economia.

2) Acelerar e desligar – Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

3) Ponto Morto – Descidas de serras ou montanhas não devem ser feitas em ponto morto. O certo é descer engrenado e sem acelerar. Assim, o sistema de injeção bloqueia o combustível ao motor evitando qualquer consumo. Ao usar o ponto morto, o motor continua funcionando em marcha lenta.

4) Ar condicionado e janelas – Estudos indicam que o uso do ar condicionado é mais eficaz do que deixar o vidro aberto, especialmente trafegando em velocidade mais alta, devido a resistência do ar no veículo. Mas não abuse, o ar condicionado também provoca um aumento no consumo de combustível.

5) Motor desregulado pode consumir mais combustível do que o normal. O ideal é realizar a manutenção preventiva do veículo.

6) Pneus calibrados – A pressão baixa nos pneus provoca aumento do consumo, além de desgastes.

7) Controle seu consumo – Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Você também pode contar com a ajuda de aplicativos para escolher o combustível mais vantajoso, como por exemplo, “Álcool ou Gasolina, Chefia?”, fácil de usar e com visual prático. Basta preencher com o preço do etanol e da gasolina, e assim o cálculo é feito.

8) O excesso de peso aumenta a resistência com o ar e, consequentemente, o consumo. Além disso, o peso pode gerar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Bagageiros de teto, por exemplo, podem ser retirados quando não estiverem sendo usados.

9) Troca de marchas – Troque as marchas na rotação indicada. Quando as marchas mais baixas são usadas em alta velocidade e vice-versa, o motor consome mais combustível. Seguir as orientações do manual do veículo é uma boa dica para ter conhecimento da velocidade ideal para as trocas de marcha.

10) Atitude sustentável – Identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário. Quando puder, utilize os transportes coletivos. Se você vai percorrer pequenas distâncias, vá a pé ou de bicicleta. Caminhar faz bem à saúde.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: