10 hábitos que podem prejudicar seu carro

Trânsito intenso, estradas esburacadas, alagamentos. Podemos listar uma série de situações que podem prejudicar o funcionamento e até mesmo diminuir a vida útil do veículo. Mas você sabia que alguns hábitos errados ao volante podem também levar o seu carro para manutenções frequentes? Confira a seguir quais são esses hábitos:

1- Combustível na reserva

tanque+na+reserva

Andar com o combustível na reserva pode provocar o superaquecimento da bomba, já que não existe combustível suficiente para promover a troca de calor gerado pelo motor do carro. O superaquecimento frequente acaba diminuindo a vida útil da bomba.

2- Passar em quebra molas na diagonal

premiumspeedbump

O nome “quebra molas” não é por um acaso. Desviar das lombadas pode ser muito prejudicial para os amortecedores, molas e terminais de direção. Além disso, passar no quebra molas na diagonal ou em alta velocidade, pode provocar a torção da carroceria e o rompimento de pontos de solda. Os efeitos são estalos e rangidos na carroceria e nos acabamentos internos de plástico.

Se você não quer ter aborrecimento, quando se deparar com um quebra molas, passe em baixa velocidade e, de preferência, perpendicularmente.

3- Encostar as rodas na guia

10055930

Esse hábito, que parece inofensivo, pode acabar provocando danos no rolamento, e, consequentemente, ruídos.

4- Girar o volante com o veículo parado

car-steering-wheel-lg

Manobrar o carro desligado dentro da garagem ou em uma vaga pode provocar alguns problemas: sobrecarrega do sistema de direção hidráulica e, no caso dos carros com airbag, esse hábito pode provocar a quebra de uma peça fundamental para o funcionamento, chamada cinta do airbag. Para evitar dor de cabeça, procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.

5- Descansar o pé na embreagem

descansar_pé_na_embreagem

Você já deve estar cansado de saber que deixar o pé na embreagem diminui a vida útil do sistema. Mas o hábito é tão forte, que acontece de forma inconsciente! Então, trate de deixar esse vício de lado!

6- Dirigir em regiões alagadas

chuva-terca-feira-01

A água pode penetrar nos rolamentos e enferrujar componentes internos. Além disso, o sistema elétrico pode se prejudicado também. Por isso, fuja das áreas alagadas.

7- Descer ladeiras com o carro desengrenado

images (13)

Esse hábito provoca o superaquecimento dos freios e promove um desgaste acentuado nas pastilhas. Além disso, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água.

8- Arrancar e reduzir bruscamente

P

É muito comum ver essas situações em semáforos. O sinal abre e o motorista acelera rapidamente. Ou o contrário. O sinal fecha e o motorista freia de repente. Além de provocar o consumo excessivo de combustível, essa prática força o câmbio e os coxins, que tem a função de absolver os movimentos e vibrações do propulsor.

9- Manter o carro ligado se o motor funcionando

gm-montana-interno

Alguns motoristas têm o hábito de ligar o carro para escutar o som ou ligar a ventilação. Essa prática pode causar danos à bobina do veículo. Quando o motor não está funcionando, a bobina sofre aquecimento excessivo, provocando o desgaste da peça.

10- Andar com o carro desalinhado

alinhamento-e-balanceamento-de-carro

Andar com o carro desalinhado pode provocar muita dor de cabeça. Com o carro desalinhado, a vida útil do pneu diminui e as peças de suspensão dianteira ficam sobrecarregadas.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: