2o. dia em Fontainebleau

Tudo correu bem na viagem,os vôos da TAM sairam no horário tanto de Confins quanto de Guarulhos, após 12 horas de vôo cheguei em Paris, depois de uma noite mal dormida tive que pegar mais 1,5 hora de carro até Fontainebleau e começar a me acostumar com a diferença de + 5 hr de fuso horário. O dia estava ensolarado e com muito calor, a floresta que cerca a cidade está muito verde, e o fim das férias na Europa enche a cidade de visitantes, um cenário bem diferente de quando estive aqui há 04 anos atrás em pleno inverno. O 1o. dia foi apenas para desarrumar as malas, rever os amigos do curso, assistir uma palestra sobre a programação das próximas duas semanas e participar de um jantar de boas vindas. O duro, apesar do cansaço, foi conseguir dormir às 11 horas da noite (18 horas no Brasil) e acordar às 6:30 hrs da manhã (1:30 da madrugada no Brasil) para a primeira aula do curso nesta segunda-feira, haja café …

Felizmente o professor de hoje era muito dinâmico e o assunto bem atual e instigante, não deu para sentir sono em nenhum momento. O tema da aula foi sobre as FORÇAS ECONÔMICAS EM MUDANÇA : FAZENDO NEGÓCIOS NUM MUNDO EM DESENVOLVIMENTO. O Professor se chama LOIC SADOULET, um francês com Ph.D. em Economia pela Universidade de Princenton que ensina no INSEAD desde o ano 2000. Anteriormente LOIC trabalhou no Banco Mundial ,no Centro Europeu de Pesquisa Avançada em Economia e Estatística da Universidade de Bruxelas e na Solvay Business School.

Falamos hoje de diversos assuntos : Globalização, outsourcing, China, India, competitividade e custo de mão-de-obra, responsabilidade social, marcos regulatórios, instabilidade geopolítica e rompimento de mercados, taxas de câmbio, taxas de juros, crises financeiras (principalmente a questão da crise atual derivada dos empréstimos sub-prime nos EUA) … e o impacto desses assuntos no nosso dia-a-dia nas nossas empresas.

Examinamos como as condições da economia global impactam os negócios e como avaliar riscos e oportunidades nos mercados internacionais. Vimos também quais os principais aspectos que as companhias analisam para tomarem suas decisões estratégicas, quais as perspectivas de crescimento de diversas economias e os principais fatores de competitividade, vimos também quão sustentável é o crescimento da Ásia e de outros mercados emergentes.

Como podem perceber o assunto é muito abrangente, derivando principalmente para a macro-economia e para as finanças internacionais. Vou destacar apenas alguns pontos que me chamaram a atenção :

  • Um pesquisa recente da McKinsey com 9.300 líderes de negócios no mundo listou os dez mais importantes fatores que impactarão os negócios globais nos próximos 5 anos , por ordem de importância vou citar as 5 principais : a) Crescimento do número de consumidores em economias emergentes; b) Disponibilidade de conhecimento e a habilidade para explorá-lo; c) Disponibilidade de talentos e de executivos globais; d) Divisão regional da atividade econômica; e) Desenvolvimento de tecnologias que dão mais poder ao consumidor e as comunidades.
  • As comparações entre os PIB’s de diversos países foram muito similares as que constam no material que apresento nos encontros de revendedores, o que choca é constatar que a soma dos faturamentos das 03 maiores companhias do mundo, Wal-Mart (348 bi), ExxonMobil (335 bi) e General Motors (207 bi), é maior que todo o PIB do Brasil.
  • Quanto a informalidade da economia, estamos no mesmo nível de Chile,Venezuela e Colômbia com 25 a 35 % do PIB, o que surpreende é que esta é uma realidade também de países tidos como de primeiro mundo, como Itália, Bélgica, Espanha, Grécia e Portugal.
  • Um estudo muito legal apresentado, foi sobre a evolução da distribuição de renda em vários países desde a década de 70 até o ano 2000, vale a pena olhar, basta acessar o site : 

http://www.columbia.edu/~xs23/WDI/incomeDistrAnimation_DRAFT_030924_.exe

  • O protecionismo nos EUA custa por ano para cada posição de trabalho preservada, cerca de $ 66.000 na indústria textil, $ 250.000 na indústria automobilística e $ 750.000 na indústria de aço !!
  • Aprendi hoje os 4 I’s do crescimento econômico : a) Condições Iniciais (disponibilidade de recursos – capital, mão-de-obra, matérias- prima; potencial de crescimento; abertura para mudanças); b) Infraestrutura; c) Investimento em inovação; d) Instituições fortes e estabilidade política.
  • Outra dica muito legal para quem quer se atualizar sobre Economia Internacional é o site para acesso ao database do Banco Mundial : www.doingbusiness.org, pensou em internacionalizar seu negócio ? visite primeiro esse site.
  • Legal mesmo para quem já sonhou em ser Presidente da República ou Ministro da Fazenda, é simular os efeitos na economia de decisões macro-econômicas, para tanto basta acessar o site http://bcs.worthpublishers.com/mankiw5/cat_070/game.htm, quero ver alguém criticar Lula depois de brincar de economista …

Foram discutidos vários assuntos interessantes que porém levaria horas para escrever aqui em função da complexidade dos mesmos (fluxo internacional de capitais, oportunidades nas crises financeiras mundiais, efeitos das taxas de câmbio, política econômica da China e muito mais), a mensagem principal que aprendi hoje é que temos de acompanhar os movimentos externos e que precisamos nos planejar avaliando múltiplos cenários, o que acontece na China, na Índia, na Europa e principalmente nos EUA, nos afeta com muito mais intensidade do que simplesmente derrubar a Bolsa de Valores de São Paulo ou reduzir o ritmo da queda da SELIC. Preciso dormir pois já é 1 hora da manhã e ainda tenho um texto para ler sobre MIOPIA EM MARKETING, o tema de amanhã que será apresentado por um indiano chamado VIKAS TIBREWALA, amanhã falo sobre isso, abraços a todos.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

One Response to “2o. dia em Fontainebleau”

  1. Mariana disse:

    Paaaaaai, tou com tanta saudades!
    ahh, conversei aquilo com Arthur! Ele adorou a idéia. Depois mande um e-mail p ele comentando melhor ta?
    Eu li esse texto todinho, nao vo mentir que entendi a metade! Mais tudo bem..
    VOLTA LOGO!
    beijao
    TE AMO

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: