5 cuidados que você deve ter com o seu automóvel diariamente

Os cuidados que uma pessoa deve ter com o seu automóvel diariamente fazem parte de uma rotina de proteção que, além de proporcionar segurança para ela e para todos que utilizam o carro, garante uma maior longevidade ao veículo e ajuda a diminuir boa parte dos gastos com manutenções futuras.

Ter um carro para uso cotidiano exige uma atenção constante e bastante cuidado. Todos os componentes do veículo, como o motor, os pneus, a parte elétrica, entre vários outros, precisam estar em dia e em pleno funcionamento para que você evite dores de cabeça e custos adicionais com o conserto ou com trocas de peças.

Nos tópicos a seguir, listamos cinco dos cuidados mais importantes que você deve ter com seu automóvel diariamente para que ele ofereça a devida segurança e desempenhe o seu potencial máximo ao longo de seu período de uso. Vamos lá? Acompanhe a leitura.

 

Lembre da higienização do carro

Ninguém gosta de se locomover no dia a dia dentro de um veículo sujo e desorganizado, não é mesmo? Por isso, é importante se atentar à questão da higienização do carro e investir em produtos de limpeza específicos para o seu veículo.

Um automóvel devidamente limpo melhora significativamente o conforto de todos os passageiros e a experiência que você tem com o seu uso, inclusive aumentando a sua vida útil.

 

Dê atenção à calibração dos pneus

Um dos componentes do veículo que precisam de atenção diária são os pneus. Checar o estado deles é um procedimento simples e rápido. Quando você estiver a caminho do trabalho, por exemplo, lembre-se de averiguar a calibração das rodas para ver se elas estão dentro dos parâmetros determinados.

Realizar esta ação descomplicada, para além de auxiliar na segurança proporcionada pelo veículo, ainda faz durar os pneus, prevenindo contra desgastes excessivos. Caso você não tenha a informação acerca de qual a calibragem correta para o seu carro, basta consultar o manual do automóvel.

 

Observe o volume de água e óleo

É importante estar atento e observar as quantidades de água e de óleo no seu carro diariamente para assegurar que o veículo continuará funcionamento da maneira apropriada. Ao olhar o radiador, o qual representa o sistema de arrefecimento, você confere se os níveis de óleo e de água estão adequados e evita complicações que podem decorrer deste aspecto.

 

Confira o estado da pintura e dos vidros

Outros aspectos importantes de verificação diária no seu carro são os vidros do veículo e a condição da pintura.

Em razão de os vidros serem materiais sensíveis, é recomendado que você esteja atento à sua usabilidade no dia a dia. Verifique o se o funcionamento do para-brisa está correto, por exemplo, uma vez que este dispositivo pode provocar desgastes no vidro frontal do carro.

Com a pintura, é o mesmo procedimento: é preciso que você esteja atento no cotidiano para eventuais falhas ou desgastes que aparecem com o uso do veículo, como o enferrujamento ou o contato com substâncias corrosivas ou o acúmulo de sujeiras.

 

Analise a situação do motor

O motor é uma peça muito fundamental do automóvel e, por esse motivo, precisa de atenção diária para que o desempenho do mesmo seja o mais funcional possível.

Dê atenção a barulhos e/ou ruídos incomuns que possam indicar alguma falha técnica ou mal funcionamento neste setor do veículo para prevenir ou ao menos facilitar sua manutenção. A emissão de fumaça também pode ser um indicativo de problemas no motor.

 

E você sabe que para tudo isso, você pode contar com os Postos ALE por todo o Brasil. Procure um posto próximo a você em nosso site.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: