Adversidades climáticas ao volante não precisam ser um problema
Com a constante alteração climática, que é recorrente em nosso país, independentemente da estação do ano, os motoristas devem estar preparados para enfrentar toda e qualquer adversidade.
Pensando nisso, é importante reforçarmos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para dirigir em condições adversas como chuva, neblina ou durante a noite, situações que diminuem a visibilidade do condutor.
É necessário redobrar a atenção para guiar um veículo na pista molhada, pois, nessa situação, o atrito do pneu com o asfalto diminui consideravelmente. Além disso, outra recomendação é para que a distância entre um veículo e outro seja maior do que a de costume, evitando qualquer problema que possa ocorrer na frenagem e ajudando no seu tempo de reação, que tende a precisar de mais tempo e espaço.
Se a chuva estiver muito forte, é recomendado que o condutor utilize o farol baixo ou, até mesmo, procure um lugar seguro para esperar a chuva passar.
Outro fator climático que assusta os motoristas é a neblina. Um dos principais pontos a serem frisados para essa situação é que, em hipótese alguma, o motorista deverá utilizar o pisca-alerta ou o farol alto, mesmo durante o dia. O aconselhável é a utilização do farol baixo. Se o veículo possuir farol de neblina, o condutor deverá fazer uso do mesmo.
No mais, mantenha faróis, espelhos e para-brisas em excelentes condições, pois são recursos importantes para dirigir em situações adversas, inclusive no período noturno.
RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE