Agosto, o mês da fotografia!

imagem_diamundial_fotografia

Nesta semana, no dia 19 de agosto, foi celebrado mundialmente o Dia da Fotografia. A data tem origem na invenção do daguerreótipo, um sistema fotográfico rudimentar desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837, na França.De la para cá, a tecnologia desse procedimento evoluiu bastante, reduziu custos e permitiu a qualquer um carregar no próprio bolso uma câmera portátil ou mesmo tê-la no celular.

Acompanhando a tecnologia, a nossa relação com a fotografia também mudou. Mesmo os modelos mais básicos de celular permitem fazer fotos com razoável qualidade, possibilidade que alterou a maneira como vemos o mundo ao nosso redor. Para o fotógrafo e jurado do 6º Concurso de Fotografia da ALE, Marcos Muniz, há dois lados nessa relação. “Com os avanços da tecnologia, principalmente nos celulares, há dois fenômenos bem distintos: primeiro o ato de fotografar tudo, sem que o clique seja um momento de reflexão e introspecção, ou seja, a banalização da fotografia e o abuso de privacidade do dia a dia. O segundo é a facilidade e o dinamismo que esse tipo de câmera proporciona. Ter um celular com alta qualidade de captação representa um avanço imenso para os amadores da fotografia, uma vez que os melhores cliques nem sempre acontecem quando estamos com a câmera na mão. O momento mágico acontece sem regras e para isso a tecnologia dos celulares nos ajudam muito”, comenta.

fotografar

Pegando carona na democratização do ato de fotografar, a ALE está patrocinando o 6º Concurso de Fotografia. O objetivo é permitir a participação de todos, profissionais e amadores, estimulando e premiando o olhar fotográfico sobre o mundo. Com o tema “Mostre sua energia”, esta edição conta com cinco categorias diferentes – Elétrica, Criativa, Magnética, Zen e Instagram – e diversos prêmios para os participantes.

Confira o regulamento no site www.mostresuaenergia.com.br, aponte a sua lente para o mundo e participe.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: