Álbum de família: aprenda a registrar os melhores momentos com a fotógrafa Lúcia Braga

BLOG_CONCURSO

Lúcia Braga, 30 anos, vive uma vida tranquila em Piracaia, interior de São Paulo, com seu marido e 3 filhos.  A fotógrafa alterna sua rotina materna com projetos autorais e comerciais.

Seu principal projeto fotográfico autoral é o “Caixa de Sapato” (http://caixadesapato.tumblr.com) que consiste em fotografar diariamente seus filhos nos momentos mais puros da intimidade familiar. Lúcia é vegetariana e acredita numa forma de educação ativa e afetuosa, incentivando a autonomia e o despertar do potencial de cada indivíduo. E, para inspirar suas fotos, confira a conversa que tivemos com a mãe e fotógrafa Lúcia Braga:

1) Pra começar: por que o nome Caixa de Sapato?

Porque é onde a gente guardava as fotos antigamente, né?! rs 🙂

2) Fotografar o cotidiano é mais difícil já que, para alguns fotógrafos, o olhar está condicionado à assuntos novos e exóticos. Você concorda?

Como eu vivo intensamente o dia-a-dia com meus filhos e tento sempre estar realmente presente com eles, sempre vejo um momento, uma luz, um movimento, que me desperta a vontade de fotografar. A maternidade me transformou muito intensamente e minha família é a maior inspiração. Fotografá-los é algo muito espontâneo e natural.

3) Como seus filhos reagem ao ver suas fotos durante o processo? O que você aconselha aos pais e mães-fotógrafas de plantão? 

Meus filhos nem percebem que estou fotografando. Eles estão tão acostumados com a câmera que continuam brincando como se nada estivesse acontecendo. Dica importante: faça da fotografia um hábito familiar e, com certeza, você vai obter bastante naturalidade!

4) Qual é a lente ideal para retratar a intimidade do lar?

Eu uso uma lente 35 mm, de abertura 1.4 quase o tempo todo. Ela me permite fazer composições interessantes. É uma lente clara e maravilhosa.

5) Suas fotos têm poesia e amor. Poderia dar algumas dicas práticas?
Eu sou uma pessoa muito emotiva e intensa. Nada desperta mais amor em mim que ver meus filhos brincando livremente. Além disso, eu amo fotografar. O que funciona é se entregar para o momento, estar realmente presente, não tentar dirigir, registrar essa espontaneidade das crianças e estar bem aberta e atenta aos movimentos e sentimentos.  Viver a maternidade com intensidade e verdade é o que pode fazer você captar essa poesia que já existe, naturalmente, nas crianças. Veja algumas dicas simples:

LuciaBraga_PostoALE9

Atente-se ao momento!

LuciaBraga_PostoALE11

Registre a espontaneidade!

LuciaBraga_PostoALE8

Não dirija seus filhos. Deixe-os livres para serem eles mesmos, sempre!

Conheça mais do trabalho da fotógrafa Lúcia Braga, inspire-se e participe do 6º Concurso de Fotografia. Você pode faturar prêmios incríveis! Acesse www.mostresuaenergia.com.br  e saiba mais.

LuciaBraga_PostoALE12

LuciaBraga_PostoALE10

LuciaBraga_PostoALE7

LuciaBraga_PostoALE6

LuciaBraga_PostoALE4

LuciaBraga_PostoALE3

LuciaBraga_PostoALE2

LuciaBraga_PostoALE

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: