Álcool ou gasolina?

abastecer carro

Diariamente, o comerciante Washington Botaro Junior roda aproximadamente 120 quilômetros de carro. Ele trabalha visitando clientes e fornecedores em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

Na sua planilha para controle de gastos, um dos desafios é reduzir as despesas com combustível, que ultrapassam R$ 1 mil mensais. “Como rodo bastante, fico atento às variações de preços de um posto para outro na mesma região. Para não ter prejuízo, também cálculo se vale mais a pena abastecer com álcool (etanol) ou gasolina”, conta ele, que dirige um carro flex.

A diferença nos preços entre os dois combustíveis explica a cautela para decidir. Embora seja mais barato, o biocombustível nem sempre é sinal de economia para o bolso, porque é consumido mais rapidamente pelo motor. Para saber qual opção é a mais vantajosa, é preciso fazer as contas na hora de abastecer. A fórmula é uma velha conhecida de boa parte dos motoristas: basta dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for maior do que 0,7, o derivado de petróleo é mais viável; se for menor, é mais vantajoso optar pelo etanol.

Além dos cálculos, o consumidor deve observar o quanto o carro percorre com um litro de cada combustível. No site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é possível consultar informações sobre diferentes marcas e modelos de carros, classificados por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. As tabelas informam, por exemplo, o consumo de álcool ou gasolina na estrada e na cidade, além de emissões de poluentes. Clique aqui para acessar. 

Para facilitar a vida

Quem não quer perder tempo fazendo as contas, pode utilizar aplicativos gratuitos para celular. Um deles é o “Álcool ou gasolina, Chefia?”, disponível para Android e IOS. A ferramenta mostra qual o combustível mais em conta e a economia em dinheiro.

apresentao_app_900

Outra opção é a calculadora de álcool e gasolina. É só preencher o preço dos combustíveis que ela calcula qual é mais vantajoso.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: