ALE de portas abertas
Estudantes de Betim visitam base de distribuição da empresa para conhecer procedimentos de segurança e meio ambiente
Para promover aproximação com a comunidade local e conscientização ambiental de crianças e adolescentes, a base de distribuição de combustíveis da ALE em Betim (MG) recebeu, no dia 20 de maio, a visita de 20 alunos da Escola Estadual do Bairro São Caetano. O objetivo foi oferecer aos visitantes, entre 11 e 15 anos, informações sobre saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, além da possibilidade de conhecer as instalações e o funcionamento de uma base.
O projeto lançado no ano passado, está na quinta edição. Nesse período, as visitas foram realizadas nas bases da ALE em Luís Eduardo Magalhães (BA), Goiânia (GO), Guarulhos (SP) e Guamaré (RN). “A partir das visitas, conseguimos realizar uma integração com a comunidade, além de promover a conscientização ambiental entre crianças e jovens. Muitas vezes, eles também conhecem novas profissões, o que os motiva a estudar ainda mais”, afirma Vladimir Barros, Gerente Executivo de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
A programação da visita incluiu a integração dos alunos com os profissionais da ALE e palestras sobre preservação do meio ambiente e segurança do trabalho. Um representante da base deu orientações sobre o funcionamento do local e a importância do negócio para a comunidade. “Além dos conteúdos explicativos, os alunos assistiram a vídeos educativos sobre coleta seletiva e sobre a origem do petróleo e seus derivados”, acrescenta Barros.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer os equipamentos da base e visitar o laboratório. Nele, foi feita uma demonstração experimental da análise de combustível, mostrando os procedimentos químicos realizados. “Os alunos demonstraram bastante interesse, interagiram com os profissionais e tiraram fotos nas instalações. Os professores também os estimularam a aprender o conteúdo para, posteriormente, produzir trabalhos e fazer provas. É um conteúdo extraclasse muito importante, pois, além do aprendizado, eles passam a conhecer melhor o seu entorno”, pontua o Gerente Executivo da ALE.
Entre as obras infantis estão “Guardiões do Verde” –que traz uma história que mescla meio ambiente e folclore– e “Borboleta Azul”, que fez parte do projeto que concedeu à ALE o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental em 2008. Os estudantes também são motivados a participar do projeto “Livro pra Voar”, que estimula a leitura e a troca gratuita de livros.
Confira mais fotos da visita dos alunos da Escola Estadual do Bairro São Caetano:
RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE