Escutou a sirene no trânsito?

ambulancia

O Código de Trânsito Brasileiro prevê que, os veículos de socorro, como ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros e da polícia têm prioridade de passagem no trânsito. Esses veículos podem, em caso de emergência, acionar a sinalização sonora e visual e ter a preferência no trânsito sobre qualquer outro veículo, além de livre circulação, estacionamento e parada. Nessa situação, não tenha dúvida! Você pode e deve dar a passagem!

Posso avançar o sinal para dar passagem?

Avançar o sinal de trânsito, invadir a calçada de pedestre ou outras ações que normalmente gerariam multas, podem ser realizadas para dar passagem a um carro em serviço de urgência, desde que não coloque risco a vida dos ocupantes do carro e das pessoas ao redor. Mas atenção! Excepcionalmente, apenas em situações como essa, o agente de trânsito desconsidera a infração.

Infrações

Não adianta torcer o nariz quando escutar uma sirene. A preferencia no trânsito é do carro em serviço de emergência. O motorista que se nega a dar passagem comete uma infração gravíssima com multa e pontos na carteira. Mais que evitar uma multa, ao dar passagem a esses veículos, você está exercendo uma gentileza e contribuindo para salvar vidas.

Dei passagem e levei multa

Caso você tenha liberado a passagem de um veículo em serviço de urgência e foi notificado com uma multa, você pode recorrer da penalidade no Departamento de Trânsito da sua cidade. Para facilitar, solicite as imagens da rua em que você estava no momento em que tudo aconteceu.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: