Autoconhecimento: um aliado da sua saúde

A campanha Outubro Rosa pela conscientização e prevenção do câncer de mama tem chamado a atenção para a importância do exame de mamografia e acompanhamento com especialistas. O profissional de saúde é, sem dúvidas, a melhor pessoa nesses momentos, mas a prevenção é uma atitude que vai além da visita frequente ao médico e dos exames em dia. O corpo humano possui suas próprias maneiras de nos enviar uma mensagem sobre o que se passa no organismo, e saber se cuidar envolve conhecer e estar atento a esses sinais.

O câncer é uma doença silenciosa e, quanto mais precoce é diagnosticada, mais eficiente é o tratamento. A enfermeira do Instituto de Câncer de Londrina, Elaine Carmelo, explica que exercícios de autoconhecimento e autoexame devem ser frequentes, para que eventuais mudanças sejam percebidas em tempo. “A mulher deve conhecer como é o aspecto normal do seu corpo para que qualquer alteração seja percebida, porque elas são sinais de alerta. O ideal é que ele seja feito mensalmente, sempre logo após o fim do período menstrual”, destaca.

Elaine explica que o autoexame das mamas é simples e pode ser feito por qualquer mulher em casa, no banho ou deitada. Basta colocar a mão direita atrás da cabeça e apalpar a mama direita com a mão em movimentos circulares. Verifique também a região próxima às axilas e repita o movimento com a mão direta para examinar a mama esquerda. Além do teste tátil, é importante observar o aspecto das mamas diante do espelho: diferenças no tamanho, cor da pele e formato do seio podem ser um alerta.

Vale lembrar que o autoexame não substitui a mamografia e a visita ao mastologista, pois nem todo sinal é um indicador de câncer. “Ele é um aliado no combate à doença, mas é um contato primário e pessoal. Somente o médico e o exame aprofundado podem afirmar com certeza a natureza de qualquer sinal. Até mesmo porque a grande maioria dos nódulos mamários são benignos, sendo uma pequena porcentagem relacionada ao câncer”, afirma.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: