Carro compartilhado

familia3

Conheça algumas regras para dividir o carro com a família e evitar conflitos!

Finalmente você comprou o carro que tanto queria!  Fez o seguro, mantém todas as prestações em dia, cuida e faz todas as revisões. Mas o que acontece quando outras pessoas da sua família também usam o seu carro? É muito comum, jovens que tiram a carteira de motorista, usarem o carro dos pais para praticar, ou famílias que, para reduzir os gastos, escolhem ter apenas um veículo. Nesses casos, a organização da rotina é fundamental para evitar conflitos. Confira algumas regras de convivência que podem ajudar você.

Rotina organizada

Mantenha o diálogo com a sua família. Conheça os horários e compromissos de cada um que vai usar o veículo. Uma boa dica é fazer um quadro com os dias e horários dos seus compromissos. Inclua também seus planos para viagens e datas comemorativas. Dessa forma, fica mais fácil administrar o uso do carro da família se entrar em conflitos.

Carro compartilhado, despesas compartilhadas!

Nada mais justo! Se todos na família utilizam o veículo, os gastos com o mesmo também devem ser divididos. Mas qual a maneira mais justa para fazer essa divisão?

Quem usa o carro com pouca frequência, pode contribuir repondo o combustível que foi gasto. Para os que usam com mais frequência, é interessante calcular a porcentagem de gasolina que cada um utiliza.  Esse foi o “acordo” que a  psicóloga, Rosilene Paulista Cabral, propôs para a irmã mais nova, que está prestes a tirar a habilitação. “Combinamos que as despesas com manutenção e gasolina serão divididas entre nós duas. Nos finais de semana, se eu não tiver compromisso, ela pode sair com o carro”, Explica Rosilene.

Essa regra também pode ser aplicada para o pagamento das parcelas, caso o carro seja financiado. Cada um pode assumir uma parcela, ou contribuir para o pagamento de algumas.

Cuidados com o carro

Um carro que é utilizado por duas ou mais pessoas, pode desgastar mais rápido. Cada um tem um perfil na direção. Alguns motoristas usam muito o freio, outros são mais rápidos e fazem mais trocas de marchas. As duas formas de dirigir podem exigir mais do carro e, consequentemente, mais manutenção. Por isso, é importante não exagerar. Quanto mais cuidado, melhor para o bolso de todos.

Carro limpo e organizado

carro_01.10.14

Cá pra nós, carro não é guarda roupa. Então nada de deixar objetos pessoais como roupas, sapatos, maquiagem ou documentos no veículo. Se você divide o carro com outras pessoas da família, procure sempre recolher todos seus pertences quando parar na garagem.  Usou o carro e sujou? Então passe em um posto e lave. A regra também vale para a chave e documento do carro, que devem ser deixados em local fácil e visível.

A família da advogada, Larissa Moreira Lima, estipulou uma regra simples e que funciona muito bem. “Temos dois carros que são compartilhados com meus pais e minhas duas irmãs. Para não ter confusão, o último a usar o veículo, tem que colocar a chave e o documento na cômoda da sala. Além disso, não pode deixar o tanque na reserva”, comenta Larissa.

Gostou das dicas? Que tal compartilhar esse texto com a sua família? Com poucas regras de convivência, dividir o carro pode ser muito simples.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: