Checklist do carro

 

shutterstock_98181596

Manter o carro em dia não é tarefa fácil. Por isso, preparamos um checklist para deixar o seu veículo em dia, e você com a consciência tranquila. Confira!

10 mil quilômetros:

Você já pode conferir o filtro de ar, o filtro de combustível (no caso de carro flex), o sistema de freios e fazer o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento.

15 mil quilômetros

Chegou a hora de verificar o câmbio automático, o câmbio manual. Se necessário, complete o óleo de transmissão. Além disso, confira também a injeção eletrônica e as velas do carro.

30 mil quilômetros

Se você já está nessa marca, então já pode conferir como vai o sistema de arrefecimento. Essa manutenção preventiva pode evitar que você tenha dor de cabeça com o carro, já que uma mangueira furada pode até fundir o motor. A correia do alternado e velas são itens que também devem ser checados quando atingir essa quilometragem.

50 mil quilômetros

A cada 50 mil quilômetros a correia dentada do motor deve ser checada.  Após essa quilometragem, ela perde sua eficiência e pode causar  muitos estragos ao motor.

Outras revisões

Toda semana, procure checar os níveis de água do lavador de vidro, do líquido de arrefecimento e do óleo do motor. Confira também a pressão dos pneus.

Uma vez por mês você já deve conferir o fluido da direção hidráulica e testar o funcionamento das lâmpadas.

A cada seis meses ou a cada 12.000 quilômetros, realize a troca do filtro do ar condicionado. Essa manutenção deve ser feita com atenção, seguindo a orientação do fabricante.

Revisão geral

Uma vez por ano, vale fazer uma revisão geral no veículo, incluindo o fluido dos freios, o motor, a bomba-d’água, o alternador e a ignição eletrônica.

 

 

 

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: