Cidade limpa é o reflexo da educação de seu povo

O Cristo Redentor do Rio de Janeiro recebe de braços abertos visitantes o ano inteiro, que vêm conhecer as praias, as belezas históricas e um dos carnavais mais famosos do país. Já pensou em organizar uma festa linda e receber as visitas com muito samba no pé em um cenário de sujeira? Infelizmente essa tem sido a realidade na cidade maravilhosa.

Com a mudança de hábitos da vida moderna, que oferece o consumo fácil e barato, também surgiram novos problemas, como o aumento excessivo de lixo. De lata em lata, sacola em sacola, e até o minúsculo papel de bala, um ser humano produz hoje, em média, 500 kg por ano, quase 1,5 kg por dia.

Nesse cenário, a limpeza urbana se tornou um dos principais problemas para a cidade. Praias, praças e vias públicas sofrem com o descarte cotidiano de cariocas e turistas. Mesmo com os varredores diários, caminhões para a coleta, lixeiras e outras ações, o poder público não tem conseguido lidar com o volume de lixo.

Para onde vai?

Se tratando de uma cidade litorânea, o lixo acumulado vai parar nas baías e lagos, se transformando em um lixão flutuante no litoral. Com o apoio da ALE, os Ecoboats — barcos adaptados para retirada de lixo sólido das águas — têm tentado mudar esse cenário e a contribuição de todos é fundamental. Assim como a praticidade da sacola no supermercado e das embalagens que consumimos no dia a dia se tornaram uma questão de hábito, a saída é transformar o cuidado com o lixo também em um costume.

A cidade do Rio de Janeiro decidiu apostar na punição para ajudar a criar a cultura de respeito ao espaço público. Desde 2013, a guarda municipal e agentes da limpeza urbana podem notificar o cidadão que jogar lixo em vias públicas e punir com multa. Os valores podem variar de R$ 106 a R$ 3,4 mil, de acordo com o volume descartado, e quem não pagar pode ficar com o nome sujo.

Descarte seu lixo corretamente! Se o turista não colaborar, avise que na sua casa limpeza é regra.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: