Comida e direção. Essa receita combina?

 

imagem_comer_dirigir

Na vida moderna, uma rotina agitada combinada com trânsito caótico pode ameaçar a pontualidade de qualquer um. Na tentativa de cumprir prazos e economizar tempo, as pessoas tentam abreviar alguma tarefa, como fazer refeições ao volante enquanto dirigem para o trabalho ou algum outro compromisso. Mas será que vale a pena essa economia de tempo?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 252, inciso V, “é proibido dirigir com apenas uma das mãos ao volante”, exceto quando utilizar uma das mãos para fazer sinais regulamentares, mudar a marcha ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. A punição são três pontos na carteira e multa de R$ 53. Mas o dano que esse hábito pode causar vai muito além das formalidades da lei.

comida carro

Quando a pessoa come ou bebe, usando uma só mão para o volante e o câmbio, limita o reflexo do motorista para uma manobra de emergência, por exemplo, o que pode causar acidente. Até mesmo o consumo de bebidas, que pode parecer inofensivo e com alguns modelos possuindo inclusive porta-copos, pode causar problemas por fazer com que o condutor incline demais a cabeça para cima, perdendo o foco da via à frente. Além disso, bebidas quentes podem ser a própria causa do acidente, se por acaso derramadas nas pernas do motorista.

Paula Moreira, que trabalha com marketing de moda, conta que pela rotina corrida, passa muito tempo dentro do veículo e acabou criando esse hábito. “Hoje boa parte da minha vida acontece dentro do meu carro, então, como não almoço em casa, sempre passo em drive thru entre um compromisso e outro. Às vezes, até me maquiar, é ali mesmo”, comenta. Ela conta que inclusive já passou por situações engraçadas que, felizmente, não se tornaram uma tragédia. “Certa vez eu dirigia com uma vasilha de açaí no colo, que ia comendo aos poucos. Por uma situação no trânsito precisei dar uma freada mais brusca e o pote escorregou para o chão, espalhando açaí no assoalho. Até hoje, mesmo após passar por lavagem especial, ainda é possível ver resquícios da mancha”, diz.

comida carro 2

Mesmo os motoristas que tem o cuidado de parar o carro, ou aproveitar o tempo do semáforo para um petisco rápido também estão sujeitos aos danos do consumo de alimentos no veículo. A principal é atrair insetos, ácaros e fungos através dos detritos que se acumularão – e danificarão – nos estofados e painéis.

Você deve dedicar 100% da sua atenção ao volante. E se seus passageiros vão se alimentar no carro, lembre-se de carregar uma sacolinha para descarte correto das embalagens e detritos.

Bateu aquela fome?

ENTREPOSTO_ALE_26

Nada de comer dentro do carro enquanto dirige! Passe em uma das lojas de conveniência Entreposto! As lojas EP, marca exclusiva da ALE, contam com um ambiente agradável, transformando a experiência de compra em um momento de descontração. Localize a loja EP mais perto de você. Acesse o site da ALE, selecione seu estado, cidade e a opção Entreposto.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: