Como o uso da tecnologia está trazendo melhorias para o trânsito?
O avanço das tecnologias vem melhorando e oferendo mais eficiência em muitas atividades do nosso dia a dia. No trânsito, já temos algumas experiências de como o uso de tecnologias está trazendo melhorias.
Ao redor do mundo temos vários exemplos de como podemos transformar o trânsito das grandes cidades e diminuir diversos transtornos. Bom mesmo se todos os problemas do trânsito fossem resolvidos com a tecnologia, não é mesmo?
Veja aqui nesse post, alguns exemplos de como uso da tecnologia está trazendo diversas melhorias e benefícios para o trânsito. Ao final, reflita como a aplicação dessa tecnologia seria interessante para sua cidade. Vamos lá!
Semáforos inteligentes
Em algumas cidades do Brasil já está em operação o controle inteligente de tráfego. Esse sistema foi desenvolvido pela prefeitura de Macaé-RJ em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Essa tecnologia consegue alterar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com o fluxo de veículos que transitam por uma via. Uma central de informações recebe atualizações do sistema a todo minuto e modificando o tempo dos semáforos caso encontre alguma situação anormal. Dessa forma simples, o município consegue evitar a ocorrência de congestionamentos desnecessários e dar mais fluidez no trânsito, evitando assim que se perca tempo ao volante.
Emissão de poluentes
Ainda que o uso do carro seja um dos grandes problemas da poluição urbana, o avanço tecnológico vem forçando as empresas montadoras a diminuir a emissão de poluentes na natureza. Claro que a tendência é que no futuro só existam carros elétricos. Mas enquanto isso não acontece, os carros que saem das fábricas já possuem motores menos poluentes ou com sistemas híbridos que mescla um motor a combustão e um motor elétrico.
Lombadas Holográficas
Sempre vai existir aquele motorista apressadinho que ultrapassa o limite de velocidade e coloca muita gente em risco, não é mesmo? No estado da Filadélfia (EUA) a solução foi colocar lombadas holográficas.
Elas são lombadas falsas em 3D e são colocadas nas ruas. Com isso, o motorista tem a impressão de que existe um obstáculo e consequentemente reduz a velocidade. Nem sempre é preciso uma tecnologia tão avançada para melhorar o trânsito.
Compartilhamento de carros
A gente já conhece os aplicativos de caronas pagas, como Uber e Táxi 99, por exemplo. Esses já estão consolidados no mercado e ganham cada vez mais o gosto das pessoas pela praticidade de uso do serviço. No entanto, já existe a possibilidade de alugar um carro por aplicativos. O aplicativo chamado Moobie oferece a opção de alugar veículos de um cidadão comum que esteja com o carro parado.
E caso você tenha um veículo ocioso e queira fazer um dinheiro também é possível alugar esse carro, ou seja, ao invés da pessoa investir em um carro e aumentar o número de veículos na rua, ela aproveita um carro que está sem uso e contribui para um trânsito melhor.
Carros autônomos
Se você acha que carros autônomos que não precisam de motoristas é uma realidade distante, saiba que essa opção está cada vez mais perto de se tornar realidade. Algumas empresas do setor de tecnologia e de automóveis já fazem testes para desenvolver e operar esse tipo de veículo.
O carro é desenvolvido por meio de sensores que conseguem perceber as condições do trânsito e determinar as melhores ações. Além disso, ele percebe a presença de obstáculos como outros veículos, ciclistas e pedestres. Ainda que esteja em fase de testes, vale a pena se atentar a essa possibilidade de locomoção.
Pensou como seria interessante uma ou todas essas opções no trânsito de sua cidade? Então comente e compartilhe esse texto com seus amigos nas redes sociais. Ah! E também temos outros conteúdos bem bacanas aqui no Blog da ALE sobre o setor automotivo. Confira!
RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE