Confira as dicas para compra e venda de veículos

Um carro é um patrimônio importante, sendo para muitas famílias um investimento essencial. Em tempos de economia delicada, como o atual cenário brasileiro, sua venda pode ser uma opção para gerar um recurso financeiro extra. Por outro lado, o momento é propício para quem quer adquirir seu automóvel ou trocar por um modelo mais novo. Seja para vender ou comprar, é preciso saber fazer negócio.

Para quem vai vender, ter calma e aguardar uma boa oportunidade diretamente com uma pessoa física pode ser mais vantajoso. As concessionárias são uma opção mais rápida, mas é preciso estar disposto a aceitar um valor menor.

Independentemente da opção, uma boa dica é manter o estado de conservação do veículo o mais próximo do original. Isso vale tanto para a limpeza e cuidados com o desgaste natural das peças, como para a customização. Por mais que você tenha investido em um jogo de rodas cromadas e de aro maior, por exemplo, a maioria dos compradores preferem um veículo similar ao original de fábrica.

Investigue o passado e atente para o futuro do veículo

Se o seu objetivo é comprar ou trocar de carro, também deve estar atento. Mesmo que encontre o veículo que sempre sonhou, tenha calma e contenha a empolgação. Lembre-se que você é o cliente e está no controle, não se deixe manipular pelo vendedor. Não tenha vergonha em perguntar, investigar, revirar estofados e motor. Cada detalhe do carro conta uma história que pode afetar o valor final.

Fique atento também ao custo do carro depois que você comprar: mesmo tendo economizado o dinheiro para adquirir o veículo, é preciso saber se conseguirá mantê-lo, como explica o vendedor Amilton Villaça. “Com uma economia delicada, a procura tem sido por veículos econômicos, aqueles que têm um imposto menor e gasta menos combustível. Carros nacionais, por exemplo, tem uma manutenção mais barata que os importados. Tudo isso entra na conta na hora da compra”, explica.

Por fim, se coloque no lugar de vendedor, pode ser que um dia você precise vender esse mesmo veículo. A cor dele é bem aceita no mercado? É um modelo que ainda está em produção ou já saiu de linha? Quais seus pontos fortes e fracos?

Caneta, papel e calculadora em mãos, e bom negócio!

shutterstock_394138174

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: