Conheça os trajes adequados e itens de segurança

moto_imgblog

Sua moto finalmente chegou e você vai ficar livre do aperto no ônibus e das horas de engarrafamento. Agora é hora de pensar nos trajes adequados e itens de segurança. Você sabe a função de cada item? Veja algumas dicas:

Capacete:

A lei no Brasil não só obriga qualquer motociclista a utilizá-lo como estabelece um sistema de homologação. Há capacetes de R$ 50 e outros que custam 100 vezes este valor, todos com selo do Inmetro. A diferença está, principalmente, no grau de proteção.

Os capacetes baratos geralmente são feitos de plástico injetado. Acima deles estão os de fibra de vidro e, no topo, os de fibra de carbono ou aramídicas.

Na hora de comprar a regra básica é experimentar e avaliar especialmente o conforto. O capacete não pode ser folgado. Outros aspectos a serem avaliados são: leveza, visibilidade, ventilação e durabilidade.

Luvas:

Para a grande maioria dos motociclistas é um equipamento para dias mais frios. Na verdade, as luvas têm a importante função de proteger as mãos em caso de tombos. Há luvas de material têxtil que garantem ótima proteção. Além de ser mais apropriada para o nosso clima, oferecem mais conforto.

 Botas de cano baixo ou alto?

A regra é usar calçado de cano alto, sempre! Para o uso diário, basta que o tornozelo esteja coberto, mas é claro que, para viagens rodoviárias, botas de cano mais alto oferecem mais proteção. Evite botas cadarço. Esses modelos são arriscados porque podem enroscar e provocar acidentes.

 Jaquetas. Vale investir!

A ideia é proteger mais do que frio e chuva. As jaquetas miram proteger cotovelos, antebraços e ombros de impactos. Antes de comprar observe se a jaqueta possui protetores nos ombros, cotovelos e coluna.  Todas devem contar com reforços plásticos ou de material apropriado para absorver impactos em pontos estratégicos.

Calça ou joelheira?

Assim como as jaquetas, as proteções plásticas nos joelhos e parte inferior das pernas são padrão. No entanto, para uso urbano, no dia a dia, a proteção dos membros inferiores pode ocorrer com joelheiras, usadas sobre qualquer tipo de calça.

No final das contas, o importante é dar prioridade a equipamentos que conciliem qualidade, conforto e sejam coerentes com a moto que você vai conduzir. Escolha aquilo que você vai efetivamente usar de modo rotineiro.

 

Fonte: G1

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: