Cuidado redobrado com o carro durante o inverno

Baixas temperaturas diminuem o desempenho do motor e a falta de cuidado pode te deixar na mão. Não é novidade que em dias mais frios, principalmente na parte da manhã, o automóvel pode engasgar ao tentar ligar. Quando isso acontecer, evite repetir seguidas tentativas de ligá-lo, pois as velas podem se encharcar e causar um problema maior. Primeiro, desligue os componentes que dependem da bateria – faróis, ar-condicionado, som – e espere um tempo para o combustível evaporar e tente novamente.

Isso acontece porque a bateria, responsável por dar suporte à partida, fica sobrecarregada, uma vez que as baixas temperaturas reduzem a velocidade de reação dos seus componentes químicos. Além disso, o óleo lubrificante também fica mais grosso e viscoso, exigindo ainda mais da sua carga. Conferir as condições de sua bateria junto ao seu mecânico de confiança é essencial.

Se você tem um compromisso, a dica é se preparar mais cedo nos dias frios. Com um prazo extra para deixar o motor esquentando um pouco antes de sair, tempo que o alternador repõe a energia fornecida pela bateria para dar a partida, o que garante que você não ficará em apuros.

O uso de aditivo no radiador também pode ajudar a melhorar a performance do motor. A água de torneira apresenta temperatura de congelamento a zero ºC e de ebulição a 100 ºC, isto é, em dias muito frios, principalmente na região Sul do país, ela pode chegar bem perto de congelar, e em dias quentes, esquenta com mais facilidade e diminui a capacidade de arrefecimento do motor. É recomendado utilizar o aditivo de radiador, que é composto de 50% de água desmineralizada e outros 50% de aditivos a base de etileno glicol.

Doenças respiratórias

Em períodos longos de frio praticamente esquecemos do ar-condicionado, uma vez que ele não é necessário. Mas deixá-lo totalmente sem uso pode acarretar o acúmulo de umidade e bactérias no sistema, que posteriormente podem causar irritações e doenças respiratórias aos motoristas e passageiros. Mesmo que não necessite, deixe o ar-condicionado ligado pelo menos 15 minutos por semana, para evitar esse problema e mantê-lo bem lubrificado.

shutterstock_199034996

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: