Deixe o celular longe do volante

carro celular 1

De uns tempos pra cá o celular virou item indispensável na rotina das pessoas. Tem gente que não consegue desgrudar do aparelho nenhum minuto. E com o avanço da tecnologia, que possibilita resolver múltiplas tarefas, tem aqueles que não dispensam nem para dirigir. Esse é um dos vilões que já causa tanto acidente no trânsito quanto excesso de velocidade.

Mesmo se o veículo estiver teoricamente parado em um semáforo ou engarrafamento, ser flagrado usando o celular ao volante pode render multa de R$ 85,13 e 5 pontos na carteira do condutor. Atualmente é uma das infrações mais cometidas. Assim como álcool retira nosso reflexo, o celular desvia toda a atenção para sua tela, o que pode resultar em acidentes comuns como a batida na traseira.

carro celular 2

A estudante do curso de Arquitetura Geovana Vasconcelos toma cuidado, mas não consegue abandonar o hábito. “No semáforo eu pego o celular para me distrair e quando vejo que preciso responder rapidamente, digito com uma mão. Mas só em vias mais vazias e com velocidade baixa. Se o tráfego estiver médio, prefiro parar o carro”, comenta. Apesar de nunca ter sido autuada por um agente de trânsito, ela já foi repreendida por passageiros. “Muitas vezes amigas ou outras pessoas no veículo ficam apreensivos e me pedem para parar”, diz. Além do risco de graves acidentes, essa prática pode atrapalhar o trânsito, já que muitas vezes o sinal abre e o motorista não dá a partida no carro por distração.

carro celular 3

Desde que conectado ao sistema de som do carro via bluetooth, é possível falar ao telefone enquanto dirige. Navegadores GPS também estão liberados se o aparelho estiver afixado no para-brisa ou painel por meio de suporte. Já para aplicativos de mensagem e redes sociais, o jeito é informar seus contatos antecipadamente que você está no trânsito. Para não ficar de fora das novidades, faça uma pausa em um posto ALE, lanche na Entreposto e aproveite para responder as suas mensagens.

Lembre-se: um segundo de distração é o suficiente para causar um acidente.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: