Dicas para avaliar o usado antes da compra

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No mercado existem muitos modelos de carros usados, com diversas condições de pagamento. Nessas horas, o complicado é avaliar se o veículo que você escolheu está em bom estado ou esconde surpresas desagradáveis. O ideal é procurar a ajuda de um mecânico ou funileiro, que podem dar detalhes mais específicos sobre motor ou lataria. Mas se você não pode contar com a ajuda de um profissional , confira algumas dicas para você mesmo avaliar o carro e não entrar em uma roubada.

Funilaria e pintura
• Em dia de chuva os defeitos não aparecem, já que gotas de água escondem as imperfeições da lataria e pintura. Procure analisar o futuro carro no Sol, com uma luz homogênea.

• Para achar imperfeições, ondulações na chapa e desalinhamento das portas, olhe o automóvel de frente, encoste o rosto no paralamas e analise a lateral. Depois passe o dedo no vão das portas e a distância tem de ser a mesma em toda a extensão. Se um lado tiver espaçamento menor que o outro, o carro pode ter sido batido.

• Para verificar batida na dianteira, abra o capô e analise o cofre do motor (as paredes devem estar sem ondulações e a pintura não pode estar nova em folha). Além disso, os parafusos internos de fixação do painel da grade devem ser da mesma cor do veículo. Meça com o dedo o vão entre o capô e o paralamas. Diferenças gritantes indicam que o capô foi retirado ou que o paralamas foi trocado.

• Marcas diferentes nos faróis e lanternas indicam que a peça original foi quebrada e que o carro foi batido. Observe, também, marcas de tinta em nessas peças e grades algumas oficinas não desmontam a lataria e empapelam as peças para ganhar tempo.

• Se der, destaque a borracha dos batentes das portas. Por baixo, devem estar apenas os pontos de solda originais de fábrica. A distância varia de 5 a 10 cm. Se faltarem pontos, a lataria foi reparada. Você também pode passar a mão por baixo e uma pequena linha com relevo é sinal de tinta nova

Mecânica
• Verifique o pedal do freio. Se estiver nitidamente desgastado, deve ter mais de 60 ou 70 mil km. Se o volante ou cambio estiverem lisos, sem a rugosidade do plástico, estão gastos. O tecido dos bancos também deve ter o gasto normal do tempo,

• Por fora, balance o carro apoiando as mãos sobre cada paralama. Se, ao retirar a pressão, o balanço continuar, é que os amortecedores já estão desgastados.

• Verifique os pneus. Marcas diferentes e desgaste irregular são sinais de desalinhamento ou problemas na suspensão

Motor
• Desconfie da aparência impecável, pois pode esconder algum vazamento. Olhe próximo às juntas do cabeçote, pois a presença de óleo pode indicar um simples reaperto ou até o empenamento da peça.

• Verifique o nível e o aspecto do óleo (muito escuro e abaixo do nível, o motorista é pouco cuidadoso).

• O filtro de ar deve estar limpo e com pouco uso.

• Ao ligar o carro, se o motor demorar a funcionar, é sinal de bicos injetores estão entupidos.

Se mesmo com essas dicas você não se sentir seguro para avaliar um carro usado, você tem a opção de contar com a consultoria de empresas que emitem laudos técnicos e realizam uma perícia cautelar no veículo.

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