Dormindo pouco e estudando muito …

Os três últimos dias aqui no INSEAD foram bem intensos e bem diversificados no tocante aos assuntos abordados. Acorda-se cedo e estuda-se muito, mal dá para descansar, ao final das aulas, por volta de 18:30 hrs, precisamos nos reunir em grupos para a confecção de um projeto para ser apresentado ao final do curso e depois ainda temos que ler os cases do dia seguinte, normalmente 40 a 50 páginas. É cansativo mas está valendo a pena. Como os assuntos apresentados foram muito diferentes e baseados principalmente em estudos de caso e experiências do grupo, vou apenas fazer hoje um comentário geral sobre a aula de 3a. feira.

Na 3a. feira tivemos um especialista em Marketing, um indiano chamado VIKAS TIBREWALA que trabalha atualmente no Monitor Group, foi professor no INSEAD durante 19 anos e foi também do comitê de investimentos do fundo de venture capital NorthCap Partners. Dr. Tibrewala tem Ph.D na New York University e MBA em Cornell, foi também professor visitante na Kellogg School.

Dr. Tibrewala deu um show ! o cara é muito bom ! sabe tudo de marketing e estratégia, durante 8 horas nos conduziu através dos principais cuidados a serem observados quando se busca a LIDERANÇA DE MERCADO ESTRATÉGICA. Analisamos os principais erros corporativos que acabam criando as armadilhas que destroem corporações e como evitá-los, ensinou-nos a identificar os limites (auto-impostos) de nosso pensamento e de nossas estratégias e achar as respostas para questões do tipo : o que significa passar de uma empresa que “vende o que tem” para uma empresa que cria um novo mercado ? de que forma os outros conseguiram fazer isso ? Quais são as principais questões inerentes a essa abordagem estratégica ? os principais cases apresentados foram os da IBM, Apple, Coca-Cola, Evian sempre com muitos detalhes e sempre com uma lição bem clara.

Por hoje é só, o cansaço bateu por agora, amanhã falo do Roger Lehman que falou na 4a sobre Liderança, e sobre o excelente James Tebaul que falou hoje sobre Excelência de Serviços e Cadeia de Suprimentos, abraços.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

2 Responses to “Dormindo pouco e estudando muito …”

  1. Flavio disse:

    Pensou que ia ter moleza? jornada tripla chefe!!!!!!!!!!

  2. “ensinou-nos a identificar os limites (auto-impostos) de nosso pensamento”, devo admitir que isso me interessou muito, quando puder e se puder, informe mais detalhes sobre isso.
    Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez, em seu livro Xeque-mate a vida é um jogo de xadrez, aborda esse tema, mas sempre sobre a ótica de um exxadrista.

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: