Foto, celular e redes sociais: faça cliques incríveis com o fotógrafo Alexandre Urch

 

BLOG_CONCURSO

Alexandre Urch, (instagram.com/aurch), vem se destacando como um dos maiores nomes na fotografia nacional. Urch é um fotógrafo compulsivo das ruas e, diferente da maioria dos fotógrafos profissionais, usa seu celular para montar suas composições criativas para projetos pessoais e comerciais.

Batemos um papo bem legal com o artista que acaba de voltar da Paraolímpíadas 2015 na Escócia. Veja só:

1) Com seu olhar apurado, você consegue realizar composições interessantes, utilizando muitas cores na captura do cotidiano. Quais são suas boas práticas para usar o Instagram na fotografia, por exemplo?

Procuro utilizar muito pouco os filtros porque gosto de trabalhar com o contraste natural das imagens, fotografando em horários onde o sol está bem alto e isso já ressalta bastante as cores e sombras. Depois costumo trabalhar o contraste e saturação no aplicativo do Instagram.

2) Sua vibe é fotografar as ruas. De onde surgiu isso? Talvez seja uma expressão genuína da sua personalidade?

Eu sou da rua, sempre fui. Na adolescência voltava da escola e já ia para rua andar de skate, bicicleta ou simplesmente andar por aí. Considero o trabalho que faço hoje um resgate de memórias que passei pela minha adolescência.

3) O cotidiano é cara do Instagram?

Sim e não! Explico. O Instagram nasceu com um fotolog, onde as pessoas mostravam, e algumas mostram até hoje, o que estão comendo, o que compraram, onde estão viajando etc. Mas o cotidiano nú e crú de uma cidade grande, seus problemas, é mais difícil de ver em destaque no Instagram. Costumo dizer que sou um “patinho feio” do Instagram porque mostro a realidade que muitos fecham os olhos.

4) Seus retratos são fortes e impactantes. Pode dar algumas dicas para quem está começando?

Sejam reais e naturais. Sejam vocês mesmos ao abordarem alguém para fotografar, se identifiquem com o fotografado, conversem e sorriam porque apertar o botão é a parte mais fácil do processo. Acredito que a fotografia é uma troca de energia entre fotógrafo e fotografado, mesmo sem um saber da existência do outro na hora da foto.

5) Fotografar com o celular facilita a locomoção diária, porém contamos com algumas limitações técnicas, certo? O que acha disso tudo?

O que me atrai em fotografar com o celular é justamente as limitações técnicas, graças a elas é necessário pensar e explorar ao máximo a situação antes de apertar o botão. Fotografar com o celular torna o fotógrafo muito mais criativo, porque ele tem que se virar com o que tem na mão e ir até o assunto ao invés de trocar de lente.

6) Fale sobre algumas vantagens e desvantagens do uso do celular.

A única grande desvantagem do celular é a falta de zoom. Agora as vantagens são várias: é portátil, pequeno, leve, têm modelos que produzem arquivos de imagens incríveis, permitindo ampliar sua fotos no papel. Enfim, vejo muito mais vantagens do que desvantagens!

Confira um pouco mais do trabalho de Alexandre Urch no instagram.com/aurch:

10

1

3

52  4  6 7 8 9

 

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: