Freio de mão. Você sabe usar corretamente?

meuautomovelluzesfreio2

O freio de mão é um dos principais itens de segurança do carro. Mas, para que ele funcione direitinho é preciso tomar alguns cuidados básicos no dia a dia, além de revisões periódicas.

– Como funciona o freio de mão

A principal função do freio de mão é travar o carro quando estiver estacionado e garantir que ele não vai se mover mesmo se for empurrado ou se estiver em um morro. O freio de mão é formado por um cabo de aço que, quando acionado, pressiona os freios traseiros contra as rodas. Ele só deve ser usado com o veículo parado. Do contrário, você pode danificar os pneus e o sistema. Por isso, fique atento! Antes de sair, lembre-se de “soltar” o freio.

– Cuidados e manutenção

Para garantir um funcionamento perfeito, é importante fazer a manutenção conforme recomendado no manual do fabricante. Além disso, fique atento à luz do sistema de freio no painel. Se ela permanecer acesa, mesmo com o carro em movimento, significa que o carro pode ter perda de eficiência ou problema no sistema de frenagem.

– Modo de usar e cuidados

Para soltar o freio de mão do carro não tem segredo!

freio de mao

  • Posicione a mão no freio de mão com o dedo polegar no botão.
  • Aperte o botão com força e continue segurando.
  • Dê uma leve puxada para cima, e só então, empurre a alavanca totalmente para baixo.
  • Quando você estacionar o carro, o freio de mão deve ficar travado, ou seja, posicionado para cima. Para ter certeza, basta conferir no painel se a luz de freio está acesa. Confira no manual do fabricante qual é o símbolo indicativo.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: