Gentileza no trânsito: 8 dicas para ser um motorista nota 10

Tem uma situação corriqueira, que todo mundo passa: você precisa entrar em uma via mas o trânsito está congestionado. Nessa situação, seria legal se alguém gentilmente te permitisse a entrada, sem que você precise se arriscar, não é? Da mesma forma o contrário. Ao ver que alguém está tentando entrar na mesma via que você, reduza a velocidade e dê passagem. Isso é gentileza no trânsito.

Que tal algumas dicas para você se tornar um motorista nota 10? Confira as que listamos a seguir:

  • Sinalização correta

Nada de mudar de faixa sem antes acionar a seta! Essa é a maneira mais segura de avisar os outros motoristas que você está tomando uma ação de mudança de faixa. O mesmo vale para as conversões em ruas e avenidas. Além de um atitude gentil, você estará poupando seu dinheiro, pois a falta de seta pode gerar multa e pontos na carteira. Não custa nada acionar a seta.

  • Buzina em excesso não

A buzina é um item que incomoda grande parte dos motoristas. Ela existe para chamar a atenção, com um simples e breve toque, para um outro motorista ou um pedestre desatento. Se alguém lhe deu aquela famosa “fechada” no trânsito, é bem provável que foi sem intenção, talvez por descuido ou falta de atenção, portanto, evite iniciar uma discussão por um fato que já aconteceu.

  • Espere a sua vez

Piscar o farol incansavelmente para o motorista a sua frente, não vai fazer você chegar mais rápido ao destino. Dirigir “colado” na traseira do outro carro também não. Ao pedir passagem, seja educado. Apenas sinalize ao motorista da frente a sua intenção de ultrapassa-lo. Pisque o farol apenas uma vez e aguarde.

  • Respeite a sinalização

Essa talvez seja a dica mais importante de todas, afinal, toda sinalização de trânsito existe para evitar acidentes, controlar o fluxo, e organizar o trânsito melhor. Evite correr riscos! A sinalização existe para ser respeitada. Todos por um trânsito mais seguro.

  • Cuidado com a velocidade

Não exceda os limites de velocidade das vias e evite acelerar ou frear forte demais. Quer andar devagar? Respeite o limite mínimo de velocidade, que é a metade da velocidade máxima indicada para aquele trecho da via, desde que, é claro, o caminho esteja livre e sem congestionamentos. Nesse caso, não deixe de trafegar na faixa da direita, deixando a passagem livre para quem quer estiver acima do mínimo permitido.

  • Tenha cuidado com ciclistas, motociclistas e pedestres

No trânsito devemos ficar atentos e ter cuidado com os demais, principalmente aqueles que estão mais vulneráveis em caso de acidentes. Mantenha uma distância de, pelo menos, 1,5 metro de ciclistas e motociclistas nas vias. E lembre-se de dar a preferência para esses usuários.

  • Que tal uma carona?

Algum parente, amigo, ou conhecido vai para o mesmo destino que você, ou ainda, para algum local próximo? Pratique a gentileza de convidá-lo. Com isso você ajudará a ter menos carros transitando pelas cidades e rodovias. Se o destino for rotineiro, vocês podem até revezar e cada dia um ceder a carona, ajudando, inclusive, a economizar em combustível e desgaste do carro.

  • Revisões periódicas

Um bom motorista revisa seu veículo periodicamente. Manter a manutenção do seu carro em dia garante que os problemas se mantenham longe, e nós sabemos que os problemas aparecem, visto que o uso e o tempo acabam por desgastar o veículo. Cuide do seu carro como se fosse um filho! Ter um veículo no meio da pista obstruindo a passagem dos outros não é nem um pouco legal e pode resultar em prejuízo ao seu bolso.

E quanto a isso, você sabe que pode contar com a ALE! Em nossos postos você encontra a ALE Express, uma loja de serviços automotivos completa, onde você tem o apoio na manutenção do seu carro. Lá você pode trocar o óleo do carro, adicionar aditivos, calibrar os pneus e estar seguro para encarar o trânsito. Seguindo essas dicas, não tem como ser um motorista nota 9, né.. É 10, com certeza!

Deixe o seu comentário aqui para a gente. Vamos disseminar a gentileza no trânsito e trocar algumas dicas. Compartilhe também esse post com seus amigos!

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: