Gestante na direção

shutterstock_78550603

Estou grávida! Posso dirigir? O que muda no Código de Trânsito Brasileiro? Essas são algumas das dúvidas de futuras mamães. Afinal de contas, já foi o tempo em que gravidez era sinônimo de repouso. Separamos para você algumas dicas para acabar com suas dúvidas e ajudar a enfrentar o trânsito de forma segura, sem prejudicar a gestação.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro não possui restrição referente à condução de veículo no período de gestação. Mesmo assim, a mulher deve ficar atenta para alguns sinais do corpo e para as recomendações médicas. Além disso, antes de pegar na direção, algumas medidas de segurança devem se adotadas.

Como usar o cinto de segurança

shutterstock_79951714

 

Pode parecer desconfortável, mas o cinto de segurança é indispensável. Porém, se utilizado de forma errada, pode causar trauma uterino.

  • O cinto indicado é o de três pontos.
  • A faixa diagonal deve passar no meio do ombro, entre os seios e pela lateral do abdome. A faixa não deve se sobrepor ao útero. Em caso de colisão, ele poderá ser comprimido.
  • A faixa subabdominal deve ser encaixada no quadril, bem abaixo do útero, na região superior das coxas.

Volante

O volante deve ficar distante do abdome. Essa distância diminui os riscos de trauma em caso de frenagem ou colisão. Essa regra vale também para carros com airbag. A força da explosão do dispositivo pode ser fatal. O encosto deve ser ajustado formando um ângulo máximo de 110°.

Aceleração e frenagem

A aceleração e a frenagem resultam em um movimento, que projeta o bebê para frente e para trás. Esse movimento constante pode provocar o “estresse fetal” e prejudicar o bebê e a mamãe.

Sinais do corpo

No início da gestação é importante avaliar se a mulher realmente tem condições para dirigir. Nos três primeiros meses, náuseas, vômitos e tonteiras costumam ser mais frequentes, e a direção pode ficar comprometida.

Antes de assumir a direção, consulte o médico e siga as recomendações de segurança.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: