Luz certa pode evitar acidentes
Todo motorista sabe que deve acender os faróis quando escurece. Mas quando deve ser usada a lanterna, farol baixo e alto? Confira algumas dicas para saber quando é preciso optar por um deles.
Farol baixo – Deve ser usado à noite nas vias iluminadas e durante o dia nos túneis com iluminação pública. Já as motos devem circular sempre com ele ligado.
Farol alto – Vias sem iluminação pedem por farol alto. Contudo, é preciso ficar atenta na mão contrária e, ao cruzar com outro veículo, diminuir a intensidade da luz.
Luz baixa e alta (intermitente e por curto período de tempo) – Essa sinalização é necessária na ultrapassagem ou para indicar a existência de perigo ao condutor da frente.
Lanterna (luzes de posição) – Indicada para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias durante a noite. Também usada em condição de baixa visibilidade durante o dia, como chuva forte, neblina ou cerração.
Pisca-alerta – Em imobilizações, para indicar que está parada. Em situações de emergência também pode indicar ao condutor que vem atrás algum perigo à frente e a necessidade de frear rapidamente.
RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE