Maio Amarelo: #atençãopelavida

Maio-Amarelo logomarca

Quando o assunto é segurança no trânsito, ninguém fica de fora. Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres estão sempre juntos nas ruas, avenidas e estradas pelo mundo. Atenção, prudência e gentileza são atitudes necessárias para um caminho mais seguro. Neste mês, o Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Em apoio à iniciativa, a ALE vai abordar aqui no blog matérias com temas que incentivam um tráfego mais humano e seguro.

Para se ter uma ideia, mais de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o último relatório da OMS, o número estabilizou e a expectativa é de que ele comece a cair. Porém, o Brasil está na contramão e as nossas avenidas e estradas estão cada vez mais perigosas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2013 foram aproximadamente 45 mil mortos e 200 mil feridos no trânsito brasileiro. Quando comparado ao ano de 2005, observa-se um aumento de 18 mil no número de vítimas fatais. Entre as causas mais comuns de acidentes, estão a imprudência, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, ingestão de bebida alcoólica, ultrapassagens perigosas, falta de atenção e de manutenção adequada nos veículos.

Dirija com respeito às vidas 

Os dados são preocupantes e nós podemos fazer a diferença. Respeitar os limites de velocidade, utilizar o cinto de segurança, não misturar álcool e substâncias ilícitas e não utilizar o celular enquanto dirige são algumas regras preciosas que devem ser sempre cumpridas, até mesmo naquela voltinha dentro do bairro no domingo de manhã.

O respeito às leis e às pessoas deve prevalecer. Isso vale para os motoristas de caminhão, passageiros de ônibus, pedestres e para a sociedade em geral. Todos nós, de alguma forma, temos nossas responsabilidades para tornar o trânsito mais seguro. Faça a sua parte e, se precisar cuidar do seu veículo, conte com a ajuda da ALE nos postos de todo o país.

Para saber mais sobre o Movimento Maio Amarelo, acesse o site: www.maioamarelo.com.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: