Manutenção do estepe

shutterstock_189970517

Alguns motoristas, mais distraídos, esquecem que o estepe também precisa de cuidados e manutenção. Para evitar dor de cabeça na hora de usar, separamos algumas dicas:

Calibragem

A calibragem periódica do estepe é fundamental. Com a falta de uso é muito comum que o pneu perca a pressão. Consulte o manual do veículo sobre a calibragem ideal.

Desempenho garantido

Para não prejudicar o desempenho do veículo, o ideal é que o estepe seja simétrico. Ou seja, ele deve ter o mesmo desenho na banda de rodagem de ambos os lados.

01050929_T1

Rodízio de pneus

A recomendação de especialistas é não utilizar o estepe no rodízio de pneus. Essa prática pode comprometer o desempenho do carro. Cada eixo deve utilizar um par de pneus com o mesmo nível de desgaste. Essa troca só deve ser feita quando o outro pneu do mesmo eixo também for novo.

Balanceamento

Além de manter o estepe calibrado, é importante realizar o balanceamento para que o carro não fique “puxando” para um dos lados.

Macaco e triângulo

Além dos cuidados de conservação do estepe, é importante manter no carro o macaco e o triângulo. A falta de um desses equipamentos pode gerar multa e pontos na carteira de habilitação.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: