Mitos e verdades sobre as leis de trânsito

Há uma série de infrações que os motoristas podem cometer, sem ao menos saber que elas existem. Por isso, separamos alguns MITOS e VERDADES pra te auxiliar a não violar o Código de Trânsito Brasileiro.

1 – Dirigir ou conversar com o policial sem camisa dá multa?

Não há nada no Código Brasileiro de Trânsito que preveja isso. A Polícia Rodoviária Federal também confirma que não é proibido dirigir sem camisa.

2 – Quanto tempo posso rodar com um carro zero-quilômetro sem placa?

Apenas 15 dias, contando a partir da data do carimbo de saída na nota fiscal do veículo.

3 – Existe velocidade mínima para trafegar?

Sim. Ela corresponde à metade da velocidade máxima permitida para o local, desde que a via esteja com o trânsito livre. Andar abaixo disso gera multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.

4 – A carga sobre o bagageiro de teto tem altura máxima?

Sim, a altura máxima é de 50 cm a partir do teto do veículo, sendo que a carga não pode exceder os limites da carroceria. A lei não se aplica para o transporte de bicicletas.

5 – Num local com a placa de proibido estacionar, quanto tempo posso ficar parado? Qual a diferença entre parar e estacionar?

O Código de Trânsito não estabelece tempo, mas há uma diferença na definição entre parada e estacionamento. A parada é o tempo estritamente necessário para embarque e desembarque de passageiros, enquanto o estacionamento indica a imobilização do veículo por tempo superior ao embarque/desembarque.

A placa com uma faixa vermelha sobre a letra “E” indica “proibido estacionar”, mas é permitido parar o veículo para embarque e desembarque de passageiros.

Nas placas com o X sobre a letra “E”, não é permitido parar nunca.

6 – É proibido dirigir ouvindo som alto?

Sim. A multa para quem ouve som acima de 80 dB (decibéis) é de R$ 195,23, mais 5 pontos.

 

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: