Motociclistas e motoristas em harmonia

carro_moto

Basta sair de casa e enfrentar o trânsito dos grandes centros urbanos para perceber que a moto conquistou o seu espaço nas ruas das cidades brasileiras. Por esse motivo, é fundamental buscar a convivência harmoniosa entre motociclistas e motoristas. Confira algumas dicas sobre segurança e prevenção de acidentes que podem ajudar a melhorar convivência no trânsito.

Dicas para o motociclista

  • Os pontos cegos podem impedir que o motociclista seja visualizado pelos outros condutores. Para facilitar, mantenha o farol ligado, mesmo durante o dia.
  • Utilize itens de proteção de boa qualidade. O uso do capacete é obrigatório e a ausência dele é considerada infração gravíssima. Além disso, utilize roupas adequadas para minimizar o impacto em caso de acidentes.
  • Respeite as paradas obrigatórias e não avance o sinal. Mesmo com sinal verde, durante a noite, reduza a velocidade.
  • Fique atento! Mantenha a cabeça firme e olhe para frete. Olhe os retrovisores antes de ultrapassar.
  • As linhas pintadas nas ruas podem ajudar bastante os motociclistas. A dica é parar sobre elas quando o sinal estiver fechado. Isso  pode  evitar batidas na traseira da moto. Mas, quando estiver em movimento, é bom se manter sempre na mesma pista e evitar costurar. Somente ultrapasse pela esquerda e não se esqueça de sinalizar.

Dicas para os motoristas

  • Dê preferência aos motociclistas. Lembre-se da legislação que exige o direito preferencial ao veículo de menor porte.
  • Ultrapassagem pelo lado direito é proibido por lei. Fique atento às condições de trânsito ao entrar à esquerda, sempre olhe no retrovisor e para os lados.
  • Respeite a distância de segurança. O tempo de frenagem é praticamente igual para motos e carros.
  • Mantenha a atenção no trânsito. Cuidados básicos como não usar o telefone celular enquanto estiver dirigindo, ficar atento ao estado das vias, aos demais veículos e pedestres são cuidados essenciais.

Dica de ouro

Gere gentileza no trânsito. Dirigir nas ruas não se trata de uma guerra entre motoristas e motociclistas. Evite discussões e brigas  e adote o compromisso de dirigir com cuidado e respeito à sinalização, às leis de trânsito e, principalmente, aos demais motoristas, passageiros e pedestres.

 

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: