Novidades sustentáveis no mundo automotivo

 

Durante muitos anos, a única preocupação da indústria automotiva era garantir a potência, o estilo e o conforto para os consumidores. Agora, diante de um público mais exigente e consciente, a indústria automobilística tem enfrentado um desafio muito maior: desenvolver produtos sustentáveis e econômicos. Cada vez mais, fatores relacionados ao meio ambiente, estão norteando as decisões dos consumidores.

Como resultado, as indústrias estão encontrando novas maneiras de projetar e construir carros com maior capacidade de reciclagem, sem prejuízo ao desempenho, design, segurança e potência. Confira algumas novidades!

Pneu verde

Para reduzir o descarte de pneus no meio ambiente, algumas montadoras estão utilizando um composto que gera menos atrito com a pista. A consequência disso é o aumento da vida útil do pneu, a redução do consumo de combustível e , consequentemente, a diminuição de poluentes na atmosfera.

Curiosidade: O pneu pode levar até 600 anos para se decompor na natureza.

Redução de plástico

O volume de plástico utilizado na fabricação de um carro é muito grande. Pensando nessa redução, as montadoras estão investindo em materiais curiosos, como retalho de jeans. Engenheiros descobriram que esse material é um excelente isolante que ajuda a reduzir os ruídos do veículo.

Curiosidade: o plástico precisa de 100 anos para ser absorvido pela natureza.

Garrafa pet

Uma solução criativa para as populares garrafas pet! Elas são transformadas em poliéster e utilizadas pelas montadoras para a fabricação do revestimento do assoalho e do forro para o porta-malas.

Sistema Start & Stop

Esse sistema desliga o veículo automaticamente quando fica parado por alguns segundo, como por exemplo, no sinal ou em um congestionamento. Quando o motorista tira o pé do freio, o sistema liga o carro novamente.  Além de ser bom para o bolso, pois economiza combustível, o sistema ajuda a diminuir a emissão de poluentes na atmosfera.

Freios regenerativos

Esse é um sistema de reaproveitamento energético, que converte a energia cinética do movimento do carro em eletricidade.  Nos carros convencionais, essa energia é armazenada pela bateria, ajudando no funcionamento dos faróis, rádio etc. Já nos veículos elétricos, a energia é armazenada pela bateria responsável pelo deslocamento do carro.

Iluminação de LED

As montadoras já adotaram os faróis e lanternas em LED na produção dos carros. O motivo é que, além de ter uma duração maior, é mais econômica, a iluminação é mais forte e não esquenta.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: