Novos extintores tipo ABC

 

shutterstock_37412884 (1)

A partir de janeiro de 2015 os motoristas já devem substituir os atuais extintores BC pelo tipo ABC. Essa mudança aconteceu devido a uma nova substância adicionada na sua composição, ideal para combater incêndios em materiais sólidos, como estofados, tapetes e painéis, por exemplo. A intenção é melhorar ainda mais a segurança do motorista, já que o extintor BC serve apenas para eliminar as chamas causadas por líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, diesel e chamas na parte elétrica do carro.

Apesar de ser um pouco mais caro, o extintor ABC é válido por cinco anos, enquanto o extintor tipo BC tem validade de apenas três anos.

A norma é válida para todo o país, e inclui os carros de passeio, utilitário, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos com cabine fechada.

Penalidades

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro determina que, conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou fora da validade, resulta em multa de R$127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Lembre-se de retirar o plástico protetor. Ele pode dificultar o uso é por isso, pode também render multa.

Prazo para adequação

Inicialmente, a data limite estabelecida para os motoristas para adequação à norma foi até o dia 1º de janeiro de 2015. No entanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por 90 dias. Aproveite esse dias para garantir o seu extintor e rodar tranquilo.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: