O encontro dos amantes do Fusca

O Fusca, um dos maiores sucessos da indústria automobilística de todo o mundo, deixou marcas fortes por gerações, de uma gente que coleciona paixões e histórias inesquecíveis até hoje. Foram 84 anos de produção do modelo e 21.529.464 de unidades fabricadas. Foi o mais vendido no mundo, mesmo mantendo basicamente o mesmo projeto. Em 2019, o Fusca completa 60 anos de fabricação no Brasil.

A história do Fusca é marcada pelo envolvimento de várias empresas e do próprio governo alemão, levando à fundação de uma fábrica de automóveis ao final do processo. Além disso, vários protótipos foram construídos, o primeiro em 1935, até que a segunda Guerra Mundial forçou a parada na fabricação do Fusca, retomada em 1945.

No Brasil, o Fusca veio primeiro importado, em 1950. Com o sucesso, o governo brasileiro subsidiou a produção industrial.  Por volta de 1970 as vendas começaram a cair e sua produção se encerrou em 1980 no mundo todo, exceto no México, ainda bem aceito como táxi, o que deu uma sobrevida na sua produção até 2003 naquele país.

Hoje, os modelos mais antigos do Fusca são disputados como relíquia por colecionadores apaixonados. No último dia 20 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional do Fusca, quando os amantes do carro se encontraram em vários lugares do país para celebrar e exibir seus modelos.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: