O pneu está careca? Faça o descarte com responsabilidade e criatividade!

 

pneus

O pneu está careca? É sinal que está na hora de substituir esse item, que é  fundamental para a sua segurança. E o que fazer com o velho?

Segundo a Resolução 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), carros com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos. O pneu careca coloca em risco a segurança do condutor e do passageiro, e pode prejudicar a frenagem ou a estabilidade do veículo. Porém, ao trocá-lo é necessário que atentemos para o descarte de forma correta, pois os danos que ele pode causar ao meio ambiente também pode nos atingir.

Além de ser um ninho para desenvolvimento de doenças como a Dengue, não se sabe ao certo quanto tempo o seu material pode levar para a decomposição completa. Felizmente, a tecnologia hoje oferece alternativas como a recapagem e a recauchutagem, que permite consertar a superfície desgastada e usar o mesmo pneu por mais tempo. O processo é mais econômico para o bolso e deve ser feito com empresas que atendam as normas de segurança do Inmetro.

Como nem todos podem passar por esse procedimento, a alternativa é destiná-lo ao reaproveitamento em outras finalidades. As fábricas de asfalto, por exemplo, descobriram que misturar o pó de pneu triturado ao asfalto pode garantir maior flexibilidade e durabilidade ao material. Já as empresas que dependem de fornos de calor como a indústria de cimento, podem utilizar pneus descartados como combustível alternativo.

Descarte criativo

Para quem tem criatividade, um pneu pode virar muita coisa. Alguns cortes dos lados, uma corda e uma árvore bem resistente, e ele se torna um excelente assento para balanço. E pra quem quer um jardim, eles podem ser utilizados como vasos para flores e arbustos. O importante é deixar o veículo com os pneus em bom estado e o meio ambiente protegido.

Confira algumas ideias que selecionamos para você:

jardim pneu crianca pneu balanco

 

pneu banco

ideias pneus

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: