Patas e bigodes no trânsito: saiba como proteger seu melhor amigo

Desde pequeno, nós nos acostumamos com a utilidade e o funcionamento de um automóvel. Mas você já parou para pensar que para o seu melhor amigo de quatro patas um simples passeio pode ser uma experiência aterradora? Afinal, o ambiente fechado, o ruído do motor e a velocidade do carro desafia os extintos básicos dos gatos e dos cachorros.

Mesmo aqueles acostumados com o carro podem se assustar. O trânsito é um ambiente barulhento, com buzinas, motores variados e muitos outros ruídos. Para um cãozinho que consegue ouvir sons até quatro vezes mais distantes, um passeio pode parecer um verdadeiro cenário de guerra.

Para evitar que ele se assuste e tenha uma atitude imprevista, o recomendável é que ele esteja preso em guias, que podem ser atadas ao cinto de segurança, ou caixinhas com grades e boa ventilação, também presas ao cinto. Se for um animal de grande porte, você pode colocá-lo no porta-malas com a tampa interna aberta, para que ele possa ver o ambiente externo e ficar mais tranquilo.

Já para pegar a estrada com seu animal, mesmo que você consiga aguentar longas horas dentro do carro, ele precisa de um descanso. Faça paradas a cada duas ou três horas, para que ele estique as patinhas, dê uma boa caminhada, tome água e faça as necessidades.

No ônibus e no avião
Se a viagem for feita de ônibus ou avião, o animal deve ficar acomodado exclusivamente na caixinha apropriada. Além disso, é preciso apresentar o comprovante da vacina antirrábica, que tem validade de um ano, e o Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos, que pode ser emitido por um veterinário e é válido por dez dias.

Para um traslado internacional, algumas alfândegas podem exigir também um exame de sorologia da vacina contra a raiva, que deve ser feito com bastante antecedência, já que pode demorar até 40 dias para sair o resultado.

O ideal é conferir com antecedência se a companhia de viagem cobra taxas desse serviço, documentação, e se o local de destino não impõe restrições. Tudo isso é fundamental para uma viagem segura e tranquila.

cachorro_carro

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: