Pé na Estrada: a tradição colonial de Gramado

gramado_portal

Com temperaturas um pouco acima de zero grau, Gramado (RS) é um dos principais destinos de inverno do país. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade recebe cerca de cinco milhões de turistas

por ano. A forte influência cultural da imigração alemã garante o toque pitoresco na arquitetura e no turismo gastronômico, que oferece um cardápio variado para os admiradores de cerveja artesanal e também para os apaixonados por chocolate.

Gramado foi uma das cidades escolhidas pelo guia turístico escocês Gary Robert Brown em sua primeira viagem ao Brasil. Fã de carteirinha do tradicional chimarrão gaúcho, ele também passou por Porto Alegre, Caxias do Sul e Paraíso em sua viagem pelo Rio Grande do Sul. “Gramado é uma cidade encantadora, a cada minuto aparecia algo novo e surpreendente. Parecia que eu estava na Alemanha em época de Natal”, destaca.

Gramado 1

Para Gary, os detalhes na arquitetura tornam o lugar especial. “A delicadeza das placas de rua, por exemplo, me chamou a atenção. Foi muito legal andar pela cidade e sentir toda a atmosfera de inverno, ver as estátuas de boneco de neve e vestidas com o traje completo de gaúcho”, lembra. A gastronomia também conquistou o visitante. “Eu nunca tinha comido fondue antes. Foi divertido passar a carne na chapa, provar os queijos e molhos diferentes, mergulhar as frutas no chocolate, e tudo estava uma delícia”, comenta. Ele destaca que o clássico chocolate gramadense estava por toda parte: “Até o pedacinho de chocolate que veio com o café estava delicioso.”

Gramado 2

O escocês não economiza elogios para avaliar a cidade. “A comida é maravilhosa, as pessoas são receptivas, as ruas são encantadoras e todos os lugares são muito envolventes. É um destino que recomendo a todos”, enfatiza.

Para quem passeia por Gramado, vale uma visita à sua irmã Canela, cidade vizinha que fica a apenas 10 km de distância e também oferece o tradicional charme colonial da região. Se você está em Porto Alegre e vai de carro para Gramado, não se esqueça de passar na Rede ALE antes da viagem! Você encontra postos na Avenida Nonoai, na Praia de Belas e na Avenida Benjamin Constant. É uma oportunidade para revisar o óleo e a água do carro e fazer compras para a viagem na loja Entreposto. A distância da capital até Gramado é de apenas 125 km, em uma estrada cheia de paisagens impressionantes e montanhas.

Encontre o posto ALE mais próximo de você em www.ale.com.br.

 

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: