Pé na estrada: Campina Grande espera por você!

 

Campina Grande _Paraiba

Curta o “maior São João do Mundo” e aproveite para conhecer essa vibrante cidade paraibana

Até o dia 5 de julho, Campina Grande, na Paraíba, deverá receber cerca de 2 milhões de visitantes. Essa multidão de turistas irá até a cidade para curtir os festejos de São João, que é conhecido como “o maior São João do Mundo”. Neste ano, no dia 23 de junho, Elba Ramalho faz a sua tradicional apresentação no Parque do Povo. O espaço também abrigará shows de Genival Lacerda, Alceu Valença, da banda Aviões do Forró, além de dezenas de outras atrações.

Os amantes das comemorações de época poderão também curtir uma extensa programação de eventos alternativos, que incluem Caminhada da Lua, Pau de Sebo, Festival Gastronômico Junino, Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Paraíba, Concurso da Musa e Rainha do São João, dentre outros.

O que mais a cidade tem?

Entre uma e outra atração junina, o visitante pode aproveitar para conhecer a cidade que é considerada a maior do interior nordestino, com seus 400 mil habitantes. Localizada a apenas 120 km da capital paraibana de João Pessoa, o destino conta com uma série de atrativos turísticos. Para quem gosta de arte, uma boa dica é conferir o acervo do Museu Assis Chateaubriand (MAC), que reúne coleções de artistas brasileiros como Anita Malfati e Cândido Portinari, além de obras contemporâneas.

Museu Assis Chateaubriand

Museu Assis Chateaubriand (MAC)

Na volta do MAC, que tal comprar souvenirs para levar para os amigos? Na Vila do Artesão, que fica a apenas 2 km do Museu, é possível encontrar o autêntico artesanato paraibano, composto por peças de madeira, chapéus e coletes de cangaceiros e trabalhos com renda. No percurso, você encontra o Parque da Criança, ideal para distrair os pequenos, e o Açude Velho, que é bem convidativo para uma caminhada no final da tarde.

lampiao-maria-bonita

Souvenirs do Lampião, maria Bonita e seus cangaceiros

O Açude, aliás, é o local preferido da economista mineira Lívia Gomes, que morou por dois anos em Campina Grande. “O local é rodeado por barzinhos e a animação fica por conta dos muitos shows que rolam por lá. A cultura da cidade é muito marcada pela música regional e pelos comediantes que se apresentam em público. Tudo isso me faz gostar muito de lá”, comenta.

Explore o entorno de Campina Grande

Outra dica? Vá de carro ou alugue um veículo na cidade. Isso porque, partindo de Campina Grande, é possível conhecer sítios arqueológicos, cidades históricas com casario bem preservado, engenhos que ainda produzem cachaças como se fazia há mais de um século e até estrutura para a prática de esportes de aventura.

A Pedra do Ingá, por exemplo, vale a visita. Distante a 46 km de Campina Grande e a 109 km de João Pessoa, a formação rochosa tem 24 m de comprimento e quase 4 m de altura. Lá você aprecia impressionantes gravuras em baixo-relevo que datam de cerca de seis mil anos atrás, cuja autoria é atribuída às populações indígenas. O sítio arqueológico conta também com falhas naturais nas rochas, apelidadas de caldeirões, que são alimentados pelas águas do rio Ingá.

 

sitio-arqueologico-do

Pedra do Ingá

A cidade história de Areia, a 53 km de Campina Grande, também atrai muitos visitantes. O município é formado por ruas estreitas e casarões coloniais geminados, cuja arquitetura remete ao período áureo dos engenhos de açúcar da região. Ostentando o título de Patrimônio Histórico Nacional, Areia também é famosa pelo Teatro Minerva, construído em 1859, e pela casa colonial, que preserva ainda 12 senzalas e funciona como um centro cultural e de memória.

Há postos ALE na região?

Sim! Campina Grande conta com 4 postos da rede. Não deixe de visitá-los para fazer um lanche na loja Entreposto ou para cuidar bem do seu carro. Veja qual está mais perto do seu trajeto: ale.com.br/postos

Prepare sua viagem

Saiba o que os visitantes comentam sobre a cidade: http://migre.me/qd9qX

Programação dos festejos de São João: saojoaodecampina.com.br

Museu Assis Chateaubriand: museu.uepb.edu.br/mac

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: