Pé na Estrada: visitando o Pará

blog_banner_viagem_para

Já conhece o Pará? Famoso pela cultura riquíssima e por acolher bem os turistas, o estado mais populoso do Norte do Brasil tem muito a oferecer. O nome Pará vem da língua tupi e significa “mar”, uma das muitas belezas marcantes da região. São tantos lugares deslumbrantes que vai ser difícil decidir por onde começar.

A publicitária Iara Couto, que visitou Belém em novembro, recomenda as festas de aparelhagem, um evento típico da região com equipamentos de luz e som, regado a bastante tecnobrega. Outra indicação é o bar Mormaço, com vista para o rio Guamá. “Assisti a um show ótimo no bar, uma mistura de MPB com carimbó, além do pôr do sol maravilhoso às margens do rio”, conta.

Outra atração marcante que Iara recomenda em Belém é o mercado Ver-o-Peso, também à beira do rio. “No mercado tem de tudo, passa uma visão geral da cultura local. A melhor parte é a de ervas e temperos, porque tem um cheiro muito próprio e gostoso”, comenta. Além do rico artesanato do Pará, o mercado também atrai muitos visitantes por sua culinária. “Provei o açaí com peixe, um prato típico da região. Por incrível que pareça, é uma delícia!”, diz.

ver-o-peso

Além da capital, também vale uma visita à Ilha de Marajó. As praias, a cultura e a tradicional culinária marajoara encantam os turistas, que já saem da ilha sentindo saudades. Para chegar de carro é só pegar a balsa em Icoaraci, a 25 km de Belém. Lembre-se de abastecer e fazer um check-up do veículo antes de cair na estrada. Passe nos postos ALE na Praça Cipriano Santos, na Avenida Pedro Álvares Cabral ou na Visconde Souza Franco, em Belém.

Ilha-de-Marajó

Uma das cidades mais charmosas da ilha é Salvaterra, com pouco mais de 20 mil habitantes. “Em uma das praças da cidade, provamos o tradicional hambúrguer de búfalo. Os bares costumam tocar música brega, é muito legal”, conta Iara. Caso queira dirigir e explorar a Ilha de Marajó, você pode abastecer no posto ALE na Rua Cearense, em Salvaterra.

Antes de pegar a estrada, programe suas paradas para descansar, abastecer e recarregar as energias. Localize o posto ALE mais perto de você: www2.ale.com.br/postos

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: