Por águas mais limpas no Rio de Janeiro

Ecoboat_RJ_09.07.16-15

A ALE está apoiando o projeto “Ecoboat”, que tem como objetivo limpar as lagoas e baías do Rio de Janeiro. Para isso são utilizados barcos, que recolhem os resíduos sólidos e fazem a destinação final correta para receptores licenciados pelos órgãos ambientais. Atualmente, as embarcações estão realizando a limpeza da Baía da Guanabara, que receberá a prova de iatismo, e da Lagoa Rodrigo de Freitas, que contará com as provas de canoagem e remo do maior evento esportivo mundial.

Segundo o diretor de Operações da Ecoboat Ambiental, Lourenço Ravazzano, uma plataforma de transbordo e quatro embarcações estão sendo responsáveis por coletar os resíduos na Baía da Guanabara e uma na Lagoa Rodrigo de Freitas. Além dessas, outra está coletando os lixos flutuantes no Complexo Lagunar Barra Jacarepaguá. “Atualmente, coletamos cerca de 30 toneladas de resíduos sólidos flutuantes por mês somente na Baía de Guanabara, que possui aproximadamente 140km de perímetro e compreende 16 municípios do Rio de Janeiro”, afirma.

Para remover os resíduos, o barco possui uma pá coletora projetada na proa que faz a raspagem do lixo flutuante no espelho d’água até 0,5m de profundidade. “Temos recolhido muitas camas, cadeiras, guarda-roupas, sofás e pneus. O projeto tem na essência um apelo socioambiental muito grande e nosso objetivo é minimizar a poluição da Baía de Guanabara e das lagoas da cidade, situação que tem se tornado cada vez mais grave, principalmente em função da ausência de políticas públicas eficazes e de educação ambiental. Por isso, a parceria com a ALE será muito valiosa para ampliarmos a iniciativa, tão importante para nosso país”, declara Ravazzano.

De acordo com o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Julio Paulon, apoiar o projeto “Ecoboat” é contribuir para a preservação do meio ambiente. “Essa é uma iniciativa ambiental fundamental e está totalmente integrada aos nossos valores de sustentabilidade e preservação. Além disso, estamos colaborando para o sucesso de um dos maiores eventos esportivos mundiais. É motivo de orgulho para todos nós”, revela.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: