Faça a sua parte!

Com atitudes conscientes no dia a dia, você pode ajudar a esvaziar a lata de lixo do Brasil, que já não comporta mais as 250 mil toneladas de resíduos sólidos produzidos diariamente pela população. De acordo com Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2014 foram geradas 78,6 milhões de toneladas de lixo. Desse total, 30% poderia ser aproveitado, mas apenas 3% foi destinado para reciclagem.

Ou seja, um em cada dez caminhões de lixo recolhidos no Brasil vai para reciclagem.

Precisamos cuidar do nosso país e, consequentemente do planeta, pois o descarte incorreto desse lixo pode causar poluição ambiental e visual, diminuição da vida útil do aterro sanitário, proliferação de doenças e, principalmente, afetar a saúde pública.

Vamos mudar esse cenário? Confira abaixo iniciativas sugeridas pela Agenda 21 (instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis) que podem contribuir para o descarte correto de resíduos e evitar que o planeta seja prejudicado com as nossas atitudes:

– Separe as garrafas PET para reciclagem e colabore para diminuir a importação de PET no Brasil;

– Aquela bateria velha de celular também pode ser reciclada. Muitas lojas recebem. Infelizmente, o cenário atual não é muito positivo, pois 11 mil toneladas de lixo tóxico ainda não é reciclado. Cuidado com as baterias piratas! Elas duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio (material muito tóxico) em comparação às baterias vendidas legalmente no Brasil, já que 60% do lixo brasileiro vai para lixões onde o mercúrio dessas pilhas polui o solo e o lençol de água;

Óleo de cozinha também é reciclável e transformado em sabão para a geração de renda. Se 1 litro de óleo for despejado na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa;

– Quando for às compras, escolha produtos com pouca embalagem e sem isopor, pois esses materiais geram muito lixo;

– Você sabia que saco de plástico representa 40% das embalagens jogadas no lixo e leva mais de 100 anos para se decompor? Ao fazer compras, opte pela sacola retornável!

– Por ano, são descartadas 1 bilhão de pilhas usadas. Se esses materiais fossem reciclados, seriam recuperadas mil toneladas de zinco e 1500 toneladas de manganês, minerais usados na correção de solos para agricultura. Que tal reciclar as suas pilhas usadas?

– Separe latinhas de alumínio para reciclagem, pois esse produto feito a partir de minério virgem gasta 20 vezes mais energia elétrica para ser produzida do que uma latinha feita de alumínio reciclado.

A sua atitude faz a diferença! Colabore para tornar o planeta mais sustentável!

Por águas mais limpas no Rio de Janeiro

A ALE está apoiando o projeto “Ecoboat”, que tem como objetivo limpar as lagoas e baías do Rio de Janeiro. Para isso são utilizados barcos, que recolhem os resíduos sólidos e fazem a destinação final correta para receptores licenciados pelos órgãos ambientais. É de assustar! Mas, por mês, são recolhidas 30 toneladas de lixo nas águas cariocas. Veja fotos abaixo:

Ecoboat_RJ_09.07.16-27

Ecoboat_RJ_09.07.16-85

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: