Porta-malas organizado

porta_mala_ carro

Antes de começar a colocar as bagagens no porta-malas é preciso ter bastante paciência, principalmente se forem muitas. Um empurrãozinho daqui e outro dali para caber tudo e… pronto! O bagageiro já pode ser fechado e pé na estrada para curtir o mês de férias.

Conseguir guardar tudo é um alívio, mas andar com ele cheio também pode ser um problema. Por muito pouco o administrador Reinaldo Amaral não perdeu seus pertences pela BR-381, como barracas de acampamento, fogareiro, malas, entre outras coisas que ele e seus amigos estavam levando para o Pico da Bandeira (ES).

“Os motoristas começaram a piscar farol, acenar, a me chamar na estrada, mas eu não me toquei. Achei que tinha acontecido algum acidente. Andamos cerca de 2 km com o porta-malas aberto. Ele estava bastante cheio, já que um dos nossos colegas abriu na última hora e deu um jeitinho de colocar várias caixas lá dentro. Ele pensou que tinha fechado a porta, mas como estava cheio não trancou”, contou Reinaldo.

O gerente de pós-vendas de uma concessionária, Rogério Pedrosa, chama a atenção de todos os seus clientes sobre o excesso de peso no bagageiro, pois além de diminuir o desempenho do carro durante a viagem, comprometer a suspensão e o freio, pode prejudicar também a mecânica e atrapalhar a visibilidade do motorista. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, obstruir a visão do retrovisor interno de veículos de passeio é uma infração grave e sujeito a multa.

A capacidade de carga varia de acordo com a marca e a finalidade do veículo. O motorista deve recorrer ao manual de instruções para saber quantos litros cabem no seu porta-malas. “Também é preciso ter bom senso antes de guardar as malas e saber onde e como acomodar as coisas mais pesadas, que influenciam mais no peso final da bagagem. Aconselho tomar cuidado quando for guardar os alimentos e coisas que podem tombar e derramar”, afirma.

Rogério também passou por uma situação complicada recentemente, quando um galão de tinta entornou no porta-malas da sua picape e sujou até o seu para-choque. “Eu acomodei ele no bagageiro, mas acabei passando um pouco rápido em um quebra-molas e a tampa saiu. A tinta entornou toda. Dá próxima vez, preciso guardar com mais cuidado”, comenta. Para o conforto e segurança dos passageiros, Rogério aconselha que as malas não sejam guardadas nos bancos traseiros ou dianteiros.

 Confira algumas dicas para organizar o porta-malas:

Bagageiro-Maleiro-De-Teto

  • faça uma lista de tudo que será necessário para a viagem. Ela será importante no momento da organização do porta-malas;
  • deixe de levar tudo que não for importante. Bagagem desnecessária pode deixar o carro mais pesado e desconfortável;
  • procure usar malas de tamanhos variados para aproveitar o máximo de espaço no bagageiro;
  • quando for arrumar o porta-malas, coloque os itens mais pesados ao fundo;
  • procure dividir as malas pelo tamanho e peso para que o carro fique equilibrado;
  • evite deixar objetos soltos dentro do porta-malas;
  • uma opção para solucionar a falta de espaço é o bagageiro de teto.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: