Ré sem segredos

shutterstock_143731765

Espelhos retrovisores,  pedais de embreagem, freio e acelerador, o tamanho do carro e toda a movimentação ao redor. Manobrar de ré faz até os motoristas mais experientes transpirarem. Por isso, separamos algumas dicas que podem fazer toda diferença na hora de fazer essa manobra.

Percorra, no máximo, 4 ou 5 metros

De acordo com o Código de Trânsito, transitar de marcha a ré só é permitido para fazer pequenas manobras. Ou seja, utilize essa marcha para manobras de estacionamento ou para sair de uma situação específica.

Sinalize e mantenha uma velocidade baixa

A ré coloca seu carro no sentido contrário ao fluxo e dificulta o controle que você tem dele. Portanto, mantenha uma velocidade baixa ao fazer esse tipo de manobra. Ao estacionar, é importante sempre utilizar a seta para indicar sua próxima ação.

Fique de olho em tudo

Tenha atenção a tudo que acontece à frente e atrás do carro. Para não se complicar com os retrovisores, mantenha-os na mesma posição usada para dirigir. Em uma manobra para estacionar, vale abaixar um pouco o espelho do lado direito e ficar atento para não ralar a roda.

Vire o corpo para trás

Se necessário, vire o corpo para trás, colocando a mão no assento do passageiro, pois assim você  tem mais visibilidade. Essa dica é muito útil para quem dirige carros pequenos ou sedans e ajuda a dar uma perspectiva melhor do espaço ocupado pelo automóvel.

Carros grandes

Se o seu carro é grande e alto, você pode ter mais dificuldade para enxergar a traseira do automóvel ao virar o corpo. Uma dica é aproveitar as tecnologias oferecidas no mercado, como sensor ou câmera de ré, muito útil para visualizar pilastras e pedestres.

Sentido oposto

Tenha sempre em mente que, de ré, a frente do carro vai para o lado contrário ao que você está virando o volante. Se você quer ir para a direita, vire o volante para a esquerda e vice-versa.

Se mesmo com essas dicas você ficar confuso na hora de manobrar, pare e saia do carro para entender a situação. Olhe em volta para ter uma noção melhor do tamanho do carro, o espaço e obstáculos.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: