Revisões em dia

banner_carro_blog

Para que o carro funcione, não basta pisar no acelerador e trocar as marchas, pois ele depende de outros cuidados que vão muito além desses comandos. É necessário que o motorista faça as manutenções e trocas de alguns itens essenciais dentro do prazo, como os filtros de combustível, ar-condicionado e óleo, as velas e os cabos de velas.

“A lista de itens que são verificados durante a revisão periódica é bem extensa para garantir o bom funcionamento. Além da segurança, pois o carro que não tem manutenção pode deixar o motorista na mão a qualquer momento, a outra consequência da falta de cuidado é o custo. É preferível gastar dez reais em uma manutenção preventiva do que R$ 100 em uma corretiva”, afirma Wagner José Magalhães Pedreira, engenheiro mecânico e proprietário da Mamut Manutenção Automotiva, localizada no Rio de Janeiro (RJ).

O computador de bordo do carro da arquiteta Deborah Louise Guy está sempre lembrando das revisões programadas. “Não levo meu carro para a concessionária fora do prazo, pois acho muito importante e preciso ter certeza que o veículo vai funcionar bem”, contou. Mas, independente dos prazos entre as revisões programadas estipuladas pelas concessionárias, Wagner sempre aconselha seus clientes a procurar uma oficina mecânica de 5 em 5 mil quilômetros.

“Durante um engarrafamento, quando o carro fica parado e ligado, o seu sistema está sendo desgastado da mesma forma. Por isso é importante fazer as revisões em intervalos mais curtos”, afirma o engenheiro. Ele também alerta para a utilização dos óleos na hora de completar ou trocar, pois é muito comum atender carros com borra de óleo no motor, ocasionada por motoristas que usam o produto fora da especificação que consta no manual do veículo.

Até mesmo alguns cuidados básicos, como calibrar os pneus, alguns motoristas negligenciam, de acordo com Wagner. A direção hidráulica, por exemplo, pode ser prejudicada caso o pneu esteja fora do calibre. O engenheiro destaca a importância de sempre consultar o manual do carro. “Carro não é só colocar gasolina e pisar no acelerador. É preciso muitos outros cuidados. Se tudo for feito da forma correta, ele estará sempre funcionando”.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: