Seis dicas simples para usar o freio ABS

freios-abs

Desde 2014, o freio ABS é obrigatório em todos os automóveis. Ponto positivo para os motoristas, que agora têm mais um item para garantir a segurança no trânsito. Mas não basta ter um carro com freio ABS, é preciso saber usar. Por isso, preparamos seis dicas simples para você aprender. Confira!

1- O que é ABS
A sigla “ABS” significa Sistema de Freio Antitravamento (do inglês, Antilock Braking System). Trata-se de um sistema que impede que as rodas do veículo travem durante uma frenagem de emergência e evita que o motorista perca o controle do veículo.

2- Como funciona
Em casos de emergência, na tentativa de evitar uma colisão, o motorista pisa com força no pedal do freio, e isso provoca o bloqueio total das rodas. Nesse momento a roda perde a aderência com o solo e o veículo fica fora do controle.
Com o freio ABS, o motorista pode frear e desviar de obstáculos ao mesmo tempo sem perder o controle do veículo. Além disso, o sistema impede o bloqueio total das rodas.

3- Como usar
Em uma situação de emergência, o motorista que está em um veículo com sistemas de freio ABS, deve pressionar o pedal com força máxima e manter o pedal pressionado. Você pode identificar a atuação do freio por meio de uma leve trepidação nos pedais. Isso acontece devido à variação de pressão dos freios para eles não travem. Portanto, não se deve aliviar a pressão do pedal do freio em uma frenagem de emergência.

4- Manutenção
O freio ABS não exige nenhuma manutenção especial. Os cuidados são os mesmo do freio convencional, como substituição de fluido, pastilhas, entre outros.

5- Alerta no painel do carro
Os carros com freio ABS possuem uma luz indicativa no painel, que quando acesa, indica a ocorrência de algum problema. Fique atento.

6- Tecnologia acessível
Por determinação, desde janeiro de 2014, todos os veículos saem de fábrica com o sistema de freio ABS como item obrigatório.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: