Sol, chuva e vento. Como proteger o carro?

banner_2_blog

Estacionar hoje em dia é muito complicado: seja para a reunião na escola do filho ou para pagar um boleto no banco, você dá voltas até encontrar a vaga próxima a uma árvore ou um edifício que bloqueie o sol escaldante. Mas vale a pena, afinal, assim você protege a pintura do carro, certo? Errado. Poucos sabem, mas as tintas para automóveis conseguem suportar altíssimas temperaturas. O que de fato pode danificá-la é a ação de agentes químicos, como os presentes na seiva de árvores e fezes de aves, por exemplo. O sol pode apenas acelerar a ação desses agentes.

Mas, então como proteger o carro? Contra as fezes de aves, uma garrafinha com água e flanelas no carro para remoção imediata pode ser uma alternativa. Já para a seiva da árvore e resíduos de frutos que caem sobre o capô, a lavagem regular impede a ação dessas substâncias. Polir a lataria também ajuda a blindá-la contra esses agentes.

Apesar de a pintura ser resistente ao sol, outras partes do carro não contam com a mesma vantagem. Os locais de plástico como o painel e o para-choque podem ressecar com o tempo.

Capa automotiva

carro_capa

Se você vai passar um período mais longo sem usar o veículo, o risco de deixá-lo exposto é ainda maior. Mesmo em áreas cobertas, ele ainda está sujeito a poeira, umidade e a própria atmosfera, que geralmente conta com muitas impurezas. Uma alternativa pode ser o uso das capas, que podem ser encontradas em TNT, lycra ou em vinil.

O designer de uma empresa de capas, Rodrigo Barbosa, alerta que o uso exige alguns cuidados: “É fundamental aplicar a capa com o veículo sempre frio, bem limpo e totalmente seco para evitar problemas. O atrito dela com qualquer sujeira pode causar danos. Recomendamos também que a cada três dias, se possível, a capa seja retirada para que o veículo possa ‘respirar’, evitando o acúmulo de umidade que pode ser gerado por variação climática entre dia e noite.”

O acessório pode ser encontrado em todas as variedades e tamanhos, para veículos menores, motos e caminhões.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: