Entretenimento no trânsito

livro onibus

Para aliviar a sensação de tempo perdido, é possível preencher esse intervalo com algumas atividades.

Atualmente, as pessoas passam muito tempo do dia a dia no trânsito, principalmente nas capitais e grandes cidades. Seja no caminho para casa, para o trabalho ou para a faculdade, são muitos os problemas de mobilidade urbana devido ao crescimento acelerado dos municípios e do número de veículos. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pelo Ibope em 2014, o tempo médio gasto no trânsito diariamente pelos cidadãos de São Paulo é de 2h46.

Para aliviar a sensação de tempo perdido, é possível preencher esse intervalo com algumas atividades. Quem usa transporte público pode aproveitar o percurso para ouvir música ou se dedicar à leitura. Como a direção exige atenção, as opções são mais restritas para os motoristas, mas há algumas formas de tornar o período mais produtivo, como os audiobooks e os jornais das rádios.

ponto de onibus

O publicitário Bruno Fidelis mora em São Paulo e costuma passar cerca de duas horas no trânsito todos os dias. Usuário de transporte público, ele costuma aproveitar esse tempo para relaxar, seja por meio dos livros ou ouvindo música. “Coloco a leitura em dia ou, se estou cansado demais para ler, ouço música para me distrair e me desligar das preocupações. Às vezes fico refletindo sobre a vida, o que também ajuda a passar o tempo e enfrentar essa parte cansativa da rotina”, comenta. Além dos livros, ler jornais e revistas são excelentes opções para se manter bem informado.

O advogado Luiz Cláudio Guimarães, de Belo Horizonte, sempre que pode evita os horários de pico. “Como trabalho de casa, tento programar meus compromissos de modo a pegar o trânsito mais tranquilo. Procuro resolver tudo mais cedo, perto do horário do almoço”, explica. Como nem sempre é possível escapar dos congestionamentos, Luiz Cláudio usa algumas formas de passar o tempo. “Depende do horário: se a programação do rádio não está tão interessante assim, escuto as músicas do meu pen drive”, comenta o advogado mineiro.

onibus

E você, como aproveita seu tempo no trânsito? Compartilhe sua experiência nos comentários e tenha a chance se tornar personagem do Blog da ALE!

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: