Tipos de motoristas: você sabe qual o seu perfil?
O trânsito está repleto de tipos de motoristas: professor, competidor, filósofo, entre outros. Basta circular pelas ruas para entender que estão por aí os mais variados estilos. Saber qual o melhor tipo é meio difícil. Mas você quer saber qual perfil ocupa nesta lista? Então conheça as características de cada um e entenda melhor.
Motorista aprendiz
Sabe aquele condutor que não tem segurança no que faz e dá até vontade de pegar no volante pra ele? Este é o motorista aprendiz. Aquele que geralmente não tem um bom conteúdo teórico e que paga pra não dirigir.
Está nessa categoria quem evita parar em alguns locais, pois acha que vai ficar horas manobrando o carro dentro da vaga; e aquele que muda a rota pra não subir em morros com medo de “errar o balancinho” da embreagem.
Motorista professor
Você comete um erro e, de repente, a buzina soa como um grito de alguém. Estamos falando do motorista professor, um dos tipos de motoristas. Para ele, as ruas são a sala de aula e os alunos são os outros condutores. O problema está na didática dessa aula nada usual.
“Gira o volante pro outro lado”, “não faz isso, é proibido” são algumas frases mais usadas por ele. Geralmente o que mais esse motorista deseja é o reconhecimento do seu ato para o bem do trânsito brasileiro.
Motorista competidor
Dick Vigarista quer sempre passar seus adversários para trás. Não é só na corrida maluca que existe motorista assim. Entre os tipos de motoristas alguns tentam iniciar uma competição a todo custo. Quer comprar uma briga com ele? Basta ultrapassar ou não dar a vez.
Seu objetivo é estar sempre à frente de todos, mesmo que exceda o limite de velocidade.
Motorista filósofo
Acelerar, frear, girar o volante; tudo isso é inspiração para o motorista filósofo. Dificilmente ele sai do sério por causa dos problemas dos outros. Se algo dar errado, tenta responder com um “mas veja bem” e explica com toda calma os erros dos condutores.
É pacífico, dá a preferência, não entra em debates nem em situações que oferecem riscos.
Motorista distraído
Sabe aquele condutor que está sempre no mundo da lua? É o responsável por segurar filas, observar e refletir sobre a paisagem. E se acontece algum acidente no caminho, acelera a impressionantes 2 km/h só pra se compadecer com o ocorrido.
Normalmente é o tipo que esquece de dar a seta. Se deixar, esquece até para onde vai.
Motorista carrasco
Emburrado, de cara feia. Esse tipo não dá a preferência, discute com todos, cola na traseira do veículo da frente para forçar uma aceleração maior. É aquele tipo que sempre quer tirar satisfação com os outros condutores.
Motorista impulsivo
Para a direita ou esquerda? Será que a fila do lado anda mais rápido? Cortar caminho ou seguir na mesma rua? Essas são perguntas que o motorista impulsivo cultiva em seu dilema interno. Geralmente é um tipo distraído e não possui segurança nas suas decisões.
Independente do tipo de motorista que você for, não esqueça de dirigir com prudência e cumprir as leis de trânsito. Na hora de abastecer ou dar uma paradinha na loja de conveniência você já sabe que pode dar uma passada nos Postos ALE. Encontre o posto mais perto de você!
RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE