Transportando a bike

Levando a magrela

Cada vez mais brasileiros estão fazendo uso da bike como um meio de transporte alternativo. Em alguns lugares, ela é usada porque é mais barata, como no interior do Brasil, em países como a Índia e China. Algumas pessoas escolhem andar de bicicleta porque elas não agridem o meio ambiente e não causam tantos transtornos quanto os carros.
Se você também escolheu a bicicleta como meio de transporte vai gostar das dicas que separamos com as melhores maneiras de levar sua bike sem infringir a lei.

Suporte ideal

Existem vários tipos de suporte disponíveis no mercado, com capacidades de até quatro bicicletas, que podem ser acopladas ao veículo de formas diferentes.
1. No teto: Um rack com calhas é acoplado ao capô do automóvel, permitindo que a bicicleta seja transportada em pé.
Desvantagens: Recomendando apenas para modelos quatro portas, caso contrário a instalação do suporte prevê perfuração da lataria. Levantar a bicicleta e encaixá-la na calha pode ser um pouco difícil, principalmente se estiver sozinha. Também é preciso atenção ao entrar em garagens e outros locais com teto baixo.
2. Na parte traseira ou engate: São as alternativas mais comuns e mais baratas. A fixação do suporte no automóvel é bastante simples, assim como a colocação das bicicletas.
Desvantagem: A bike pode acabar tocando o asfalto em subidas de rampa, além de obstruir o acesso ao porta-malas.
3. Dentro do automóvel: Seria a opção ideal, pois não influenciaria na dirigibilidade nem deixaria a magrela exposta. Entretanto, apenas modelos menores ou dobráveis de bicicletas podem ser facilmente transportados no interior do carro.
Desvantagens: exige que a bicicleta seja desmontada.

Respeitando a lei
Irregularidades ao levar a bicicleta no carro podem render infração grave e até retenção do veículo.
– A bike e o suporte não podem impedir a visão do motorista nem esconder as luzes de freio e de ré.
– Quando transportadas em suporte traseiro, a bicicleta não pode exceder a largura do veículo.
– A placa também não pode ser obstruída. Caso aconteça, é necessária a instalação de uma segunda placa em local visível.
– A altura máxima permitida de um automóvel, com ou sem carga, é de 4,40m.
– Todos os acessórios do suporte devem estar devidamente presos e conectados.

Na caçamba
De acordo com a lei, é permitido transportar a bicicleta no compartimento de carga. Caso ela seja grande, sobressaindo-se ao veículo, é importante sinalizá-la com dispositivos refletores vermelhos. Para evitar danos, procure travar as rodas para que a bike não fique “sambando” dentro da carroceria.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: