Veja sete dicas para não errar com o óleo do carro

oleo carro

Qual tipo de óleo usar? Qual a hora certa de trocar e onde fazer a troca? Essa e outras dúvidas estão sempre esquentando a cabeça de muitos motoristas.  Por isso, separamos sete dicas para você acertar com a troca do óleo do seu carro.

1-     Quando trocar

Fique atento ao período recomendado pelo fabricante no manual do proprietário. A troca deve ser feita quando atingir o período recomendado pelo fabricante. No geral, com condições de rodagem ideal, a troca recomendada é a cada 10 mil a  15 mil quilômetros (aproximadamente um ano). Esse prazo pode cair para seis meses quando o carro é submetido à condições adversas, com uso severo, como trânsito pesado, altas temperaturas e superfícies irregulares. Por isso, em alguns casos, não basta apenas seguir a recomendação do manual. É importante ficar atento ao tempo de uso e condições.

2-     Onde trocar ou completar

Para fazer a troca ou completar o óleo do carro, procure uma oficina de confiança ou vá até o posto ALE mais próximo de você.  Na ALE Express você faz a troca do óleo do seu carro, moto ou caminhão em um ambiente agradável e moderno com a certeza de estar adquirindo um serviço e produto de qualidade, com profissionais treinados.

3-     Óleo no nível certo

Com o tempo de uso, é comum o nível do óleo diminuir  um pouco, devido a queima parcial na câmara de combustão. Esse líquido tem a importante função de manter as partes metálicas do motor lubrificadas, diminuir o atrito e, consequentemente, o desgaste. Por isso, é importante que você saiba como medir o nível do óleo. Veja como:

nivel do oleo

  • Desligue o carro e deixe o motor esfriar;
  • Com o capô aberto, procure a vareta do óleo. Geralmente está com a descrição Óleo ou OIL. Retire a vareta e limpe com um pano seco;
  • Coloque a vareta novamente e verifique a marca;
  • O nível do óleo deve estar entre as duas marcas de “máximo e mínimo”, de preferencia, mais próximo de máximo. Se o nível estiver próximo do mínimo, significar que está na hora de completar.

4-     Temperatura do motor

Ao contrário do procedimento que é feito na medição, para retirar o óleo, o ideal é que o motor esteja quente. Dessa forma, o óleo ficará mais fluido e fino.

5-     O filtro também precisa ser trocado!

Sempre que fizer a troca do óleo, troque também o filtro. Esse procedimento evita a mistura do novo óleo com o residual do antigo. Além disso, garante que o motor não fique impregnado com impurezas.

6-     Óleo preto não é óleo velho!

Quando o óleo está com a coloração escura (preto) significa que ele desempenhou seu papel de forma correta, lubrificando as peças do motor.  Mais uma vez, o que vale para determinar a hora da troca é o período recomendado pelo fabricante no manual.

nivel oleo carro motor

7-     Dica de ouro

Sempre que fizer a troca, garanta um ou dois litros a mais óleo e deixe guardado. Assim, sempre que precisar completar você já tem o lubrificante com as mesmas características do anterior.

RECEBA NOVIDADES DO BLOG DA ALE

Leave a Reply

Nome:

E-mail:

Website: